terça-feira, 29 de julho de 2014

PA de Viana atende mais de 70 mil em um ano de funcionamento


Texto: Júlio Palassi / Foto: Secom
27/07/2014 - 09:00 h

Prestes a completar um ano de funcionamento, o Pronto-Atendimento (PA) Vittório Sias, em Arlindo Villaschi, Viana, atendeu 71.431 pessoas desde que foi inaugurado, no dia 29 de julho de 2013. Entre elas estão pacientes de outros estados e moradores de Cariacica, Cachoeiro, Vila Velha, Serra e Vitória, além dos de Viana. Os dados são da Secretaria de Saúde de Viana, divulgados esta semana.
O turista mineiro Ênio Ennes, de 52 anos, foi um dos atendidos no Pronto-Atendimento. Em janeiro, ele chegou desmemoriado ao PA, foi examinado e acompanhado pela equipe de profissionais que atuam no local até a chegada da família. “Gostaria que em Belo Horizonte tivesse um hospital pelo menos parecido com o que vi no PA, em Viana. Quando entrei na unidade fiquei impressionada com o excelente atendimento e organização, desde o pessoal da guarda, passando pela equipe médica até a direção do PA. Fiquei maravilhada com a infraestrutura e com a dedicação das equipes de plantão. Se não fosse a forma como a Polícia Rodoviária Federal agiu, conduzindo o meu marido até o PA onde foram realizados os procedimentos adequados, certamente não tínhamos o encontrado”, ressalta Natália Tomaz Dias, 29 anos, casada há sete anos com Ênio.
O levantamento registra também que 65 mil atendimentos foram feitos aos moradores de Viana. Um deles foi Wallison Brito, de Caxias do Sul. “Os moradores dessa região tinham que se deslocar até Viana Sede e, agora, temos essa unidade mais próxima. Essa é uma excelente iniciativa do prefeito. O PA está nota 10”, constatou.
Já Ademir Martins do Amaral, de Industrial, destacou que antes o PA de Viana ficava superlotado e sobrecarregado e que muitas vezes era preciso procurar atendimento em outro município.
Consultas mensais
Segundo o levantamento, a média mensal de atendimento nos últimos 12 meses é de 5.952 consultas. “O Pronto-Atendimento é um lugar de estabilizar a emergência. Hoje o PA oferece instalações adequadas para esse atendimento, com leitos individualizados. Além disso, conseguimos aumentar o quantitativo de profissionais em mais de 50% e oferecemos melhores condições de trabalho para os mesmos”, explicou o secretário de Saúde de Viana, Joilson Broedel.
De acordo com o secretário, antes, o plantão contava apenas com uma enfermeira e hoje são três profissionais. Houve substituição do aparelho de Raio X convencional por um digital, possibilitando aos médicos diagnosticar problemas com mais precisão. Joilson destaca ainda que a implantação da classificação de risco no local contribuiu para priorizar, de fato, os casos de urgência e emergência.
Infraestrutura
PAfrente.JPGO Pronto-Atendimento em Arlindo Villaschi possui 1.623 metros quadrados de estrutura construída e funciona com prontuário eletrônico, classificação de risco, exames laboratoriais dentre outros. A equipe é formada por quatro médicos por plantão de 24 horas e cada plantão contêm três enfermeiros e dois enfermeiros classificadores. O PA foi construído com recursos dos governos Federal, Estadual e Municipal e atende cerca de 300 pessoas por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário