quinta-feira, 31 de julho de 2014

Prefeito Rodney Miranda lança selo de certificação sanitária para produtos de origem animal

Certificação indicará que produto é de boa procedência

Uma iniciativa inédita em Vila Velha para estimular a produção local, e que terá reflexos diretos na qualidade de vida da população. No próximo sábado (02), a partir das 9h, em Xuri, será lançado o selo do Serviço de Inspeção Municipal (Sim), que certificará que o produto de origem animal produzido no Município está de acordo com as normas sanitárias adequadas.

A criação desse serviço beneficiará principalmente os pequenos produtores, que antes precisavam do selo de certificação estadual ou federal para comercializarem seus produtos em Vila Velha. Essas certificações representavam custos muito altos, por vezes inviáveis, para os produtores, até pelas exigências da realização do comércio estadual ou nacional.

A criação do selo municipal estimulará a produção de produtos de origem animal em Vila Velha, na medida em que os custos para certificação serão reduzidos significativamente. Para Antônio Rocha, da Associação dos Pequenos Produtores de Xuri, o selo será muito importante para o desenvolvimento da região rural de Vila Velha. “O selo nos dá o direito de comercializar nossos produtos, isso  permitirá que tenhamos espaço no Município”, resume.

Os técnicos da Prefeitura acompanharão o processo produtivo dos bens, acompanhando, por exemplo, o manuseio da matéria-prima no local de fabricação ou o abatimento de animais, seja na zona rural ou urbana.

A inspeção e fiscalização pelo Serviço de Inspeção Municipal incluirão vistorias, entre outros lugares, nos locais de recebimento e distribuição de pescado e nas fábricas que o industrializar, também nas usinas de beneficiamento de leite e nas fábricas de laticínios, nos locais de manipulação de mel e fabricação de derivados.

Enfim, nos locais que recebem, manipulam, armazenam, conservem ou adicionem produtos de origem animal. A criação do Serviço é uma ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC), por meio da Subsecretaria de Agricultura e Pesca. A lei municipal de criação do Sim é a de numeração 5542/2014.

Lançamento do selo do Serviço de Inspeção Municipal (Sim)

Data: 02/07 (próximo sábado)

Local: UMEF Valdomiro Martins Ferreira, Xuri

Programação:

- 9 às 11h30 – Serviços de Cidadania, com emissão de documentos, orientação em saúde, orientação para o empreendedor, lazer para as crianças, entre outras atividades.

- 10h – Lançamento do selo



Felipe Mansur Valinho
SEMCOM
Prefeitura de Vila Velha (ES)
Telefones: (27) 3149 - 7329
www.vilavelha.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário