quarta-feira, 30 de julho de 2014

Profissionais da educação especial participam de formação em Vitória


Publicada em 30/07/2014, às 10h23 | Atualizada em 30/07/2014, às 13h53

Divulgação Seme
Formação Educação Especial
Profissionais usaram óculos para vivenciar as dificuldades enfrentadas pelos alunos com deficiência
Na busca pela melhoria do ensino ofertado aos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) vem investindo na formação continuada dos profissionais que atuam na área.
Durante toda esta semana, os professores e profissionais especializados que atuam na modalidade de educação especial na rede de ensino de Vitória participam de formação por área específica, que tem como objetivo potencializar práticas pedagógicas visando ao processo de inclusão escolar desses alunos.
O grupo participou de oficinas pedagógicas em que puderam vivenciar os desafios enfrentados por cadeirantes no processo de locomoção nos diferentes espaços sociais. Também tiveram a oportunidade de compreender as situações enfrentadas por pessoas cegas ou com baixa visão. Utilizando óculos com diferentes obstáculos visuais, tentaram promover a leitura de materiais, bem como transitar pelo espaço do Planetário.
"O foco das formações é repensar as práticas pedagógicas dos profissionais especializados numa articulação com o professor de sala regular, e constituir ações pedagógicas inclusivas, favorecendo a inclusão dos alunos nos currículos vividos e praticados nas unidades municipais de ensino", disse a coordenadora de Formação e Acompanhamento à Educação Especial, Ana Lúcia Sofré.

Locais

Os encontros acontecem em locais diversos, como auditórios das unidades de ensino e também nosCentros de Ciência, Educação e Cultura. Os encontros foram viabilizados pela Seme, por meio da Coordenação de Formação e Acompanhamento à Educação Especial (CFAEE)e da Gerência de Formação e Desenvolvimento da Educação (GFDE).
Cronograma
Veja abaixo o cronograma dos encontros:
23 de julho: professores especializados em deficiência visual
24 de julho: tradutor e intérprete
25 de julho: professor/ instrutor de Libras
29 de julho: professor bilíngue
31 de julho: professores especializados em altas habilidades ou superdotação
1º de agosto: professores especializados em deficiência intelectual
Matéria relacionada


Informações à imprensa:

Por Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3135-1000 / 98889-6140 / 98139-7097
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário