quarta-feira, 30 de julho de 2014

Vitória é referência na área de Vigilância Socioassistencial


Publicada em 30/07/2014, às 12h06

Diego Alves
apresentação cras
Ações desenvolvidas nos Centros de Referência em Assistência Social e outros espaços serão apresentadas em encontro nacional
O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) na área de Vigilância Socioassistencial se tornou referência nacional.
A titular da pasta, Clarice Imperial, foi convidada pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), para participar da mesa-redonda no Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (Suas) 2014, entre esta quarta-feira (30) e sexta-feira (1º), em Brasilia (DF).
O convite foi feito após a Semas conquistar o Prêmio Nacional Boas Práticas de Gestão, promovido pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), na área de Vigilância Socioassistencial, pela criação do Sistema de Gerenciamento da Atenção à Família Digital (SigaFWeb).
Neste ano, o tema central do encontro é "Avaliando a implantação da Vigilância Socioassistencial". A secretária vai apresentar o SigaFWeb, que é uma ferramenta de coleta e cruzamento de dados que compõe o sistema de informações socioassistenciais de Vitória. Ele também está integrado a três sistemas do Governo Federal - o Cadastro Único, o Sibec e o Sicom –, possibilitando o cruzamento de dados dos munícipes e das famílias inscritas também nos programas federais.

Prontuário

Esse sistema traz o conceito de prontuário eletrônico, uma estrutura que conserva as informações sobre a situação social e as intervenções realizadas com o munícipe e/ou grupo familiar durante o período em que foi necessário ser atendido pelos serviços socioassistenciais.
"Esse sistema se sustenta no seguinte quadripé: cadastro do munícipe/família; gestão integrada de serviços, benefícios e transferências de renda; gestão de processos de trabalho; e gestão de encaminhamentos", destacou a secretária municipal de Assistência Social, Clarice Imperial.
O software consiste em um aplicativo web que se originou do aprimoramento do Sistema de Informações da Gerência de Atenção à Família (Sigaf), utilizado nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) desde 2008, que teve como uma de suas bases os formulários produzidos para o Sistema de Informações Socioassistenciais (Sisa), implantado na Semas em 2007.

Vigilância

A Vigilância Socioassistencial á uma área vinculada à gestão do Suas e tem como objetivos a produção e a sistematização de informações territorializadas sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos.
A vigilância considera ainda as diferentes etapas da vida do cidadão, desde a infância, passando pela adolescência, idade adulta e terceira idade. Entre suas tarefas, está o acompanhamento dos padrões de oferta dos serviços nas unidades da assistência social, produzindo e sistematizando informações que demonstrem a qualidade dos serviços ofertados.


Informações à imprensa:

Por Rosa Blackman (rosa.adriana@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6175 / 6129 / 98889-5564
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário