quarta-feira, 30 de julho de 2014

Mães vão receber kits e orientações na abertura da Semana do Bebê nesta sexta


Publicada em 30/07/2014, às 12h21

Kadidja Fernandes
Aleitamento materno
Mães receberão orientações sobre os cuidados com os bebês
Nos primeiros seis meses de vida, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento, líquido ou complemento, pois o leite oferece tudo de que ele precisa. Para reforçar esse "alerta", será aberta nesta sexta-feira (1º) a I Semana do Bebê, às 9 horas, na Pró-Matre.
As mães e os bebês em atendimento na maternidade serão saudados com um café da manhã e orientações sobre a importância do aleitamento materno e os cuidados com o recém-nascido. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ofertará kits e certificados aos bebês que nascerem ao longo da semana.
"Aleitamento materno e primeira infância saudável: uma Vitória para toda a vida" é o tema da Semana do Bebê, que pretende sensibilizar e mobilizar famílias, profissionais, entidades e comunidade em geral em favor da primeira infância. O destaque é para a promoção e o incentivo ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses e continuado até dois anos ou mais.
As ações, que coincidem com a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2014, acontecerão em todas as unidades de saúde e em entidades parceiras. Na quarta-feira (6), os agentes comunitários de saúde participarão de uma formação sobre a Família Brasileira Fortalecida, no auditório do Palácio Municipal. Essa capacitação será realizada em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e objetiva orientar o profissional sobre os cuidados necessários com as crianças desde a gestação até 6 anos.
Também na quarta-feira, no Parque Barreiros, o projeto Pé na Cidade fará dinâmicas com as crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e do Brincarte de Vitória. Ao longo da semana, haverá ainda ações dos Programas de Atenção Integral à Família, de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência e de Atenção ao Desenvolvimento Infantil.
Para o encerramento, no sábado (9), a Semus realizará o evento Criança no Parque, que acontecerá no Parque Moscoso, das 9 às 12 horas. Mães, crianças, profissionais e a comunidade em geral participarão de atividades culturais, recreativas, educação em saúde, assistência social e cidadania. Além disso, estão programados um "amamentaço" e uma passeata de bebês.

Mobilização

É a primeira vez que Vitória fará a Semana do Bebê, uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Unicef. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
"É na primeira infância que a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá na fase adulta. É uma janela de oportunidades que gera impacto na aprendizagem e na construção de relações sociais. Esses fatores têm influência na futura vida afetiva, profissional e social do ser humano", afirmou a secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning.

Informações à imprensa:

Por Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória


Nenhum comentário:

Postar um comentário