quinta-feira, 31 de julho de 2014

Moradores da Região Norte terão Centro de Consultas e Exames



 
Asscom/Sesa 
Sesa
Os Centros ajudarão a descentralizar o acesso aos serviços de saúde no Estado.
Capixabas de seis cidades da Região Norte serão contemplados com a construção de um Centro de Consultas e Exames Especializados em Nova Venécia. A unidade atenderá pacientes do município-sede e também de Boa Esperança, Vila Pavão, Ecoporanga, Água Doce do Norte e Barra de São Francisco, abrangendo um total de 145 mil habitantes.

Além de Nova Venécia, outros quatro Centros serão implantados em Linhares, Santa Teresa, Domingos Martins e Guaçuí. “Essa iniciativa visa descentralizar o acesso aos serviços de saúde, aumentando a qualidade de vida, ao passo que minimiza viagens entre interior e grandes cidades”, destaca o secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino.

Os Centros disponibilizarão consultas em diversas especialidades, como neurologia, cardiologia, gastroenterologia, pediatria, oftalmologia, proctologia, urologia; além de vários tipos de exames de diagnóstico, como mamografia, ultrassonografia, endoscopia (veja lista abaixo).

Cada unidade terá a capacidade de realizar 600 procedimentos ambulatoriais, 5.280 consultas e 4.680 exames especializados mensais por região contemplada (veja abaixo). Os serviços serão ofertados em ambiente humanizado, com 1.200 m² de área construída, dividida em diversos setores. A construção em módulos é uma das vantagens para facilitar a construção.

Maternidade

Quem mora no município e arredores percebe as melhorias promovidas na maternidade do Hospital São Marcos, referência para grávidas com risco habitual provenientes de 14 municípios: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

As melhorias implementadas têm o objetivo de contribuir para a diminuição da mortalidade materno-infantil em todo o Espírito Santo, promovendo iniciativas de modernização tecnológica e estrutural e, sobretudo, humanização no atendimento antes, durante e depois do parto.

Veículos

Para ajudar nos casos mais graves, os moradores de Nova Venécia contam com uma nova ambulância. O veículo é usado na remoção de pacientes para hospitais de fora do município com mais recursos no atendimento de urgência e emergência. Além disso, as ações de vigilância sanitária receberam reforço, já que agora contam com um automóvel usado exclusivamente para essa finalidade.

Abrangência dos Centros de Consultas e Exames Especializados


População contemplada total: 887.300 habitantes

Consultas especializadas

- Angiologia
- Cardiologia
- Dermatologia
- Endocrinologia
- Gastroenterologia
- Ginecologia/obstetrícia
- Nefrologia
- Neurologia
- Nutrologia
- Oftalmologia
- Oncologia
- Otorrinolaringologia
- Pediatria
- Proctologia
- Urologia

Exames

- Biópsia
- Cardiotocografia
- Colposcopia
- Ecocardiografia
- Eletrocardiografia
- Endoscopia
- Exames oftalmológicos
- Mamografia
- Raio X
- Ultrassonografia
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Kárita Iana/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Tel.: (27) 3345-8074/3345-8137/99969-8271/99943-2776/99983-3246
asscom@saude.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário