terça-feira, 29 de julho de 2014

Curso para melhoria da qualidade do leite nesta terça (29) e quarta-feira (30)


A capacitação é realizada no distrito de São Pedro de Rates, a partir das 12h

Texto: Superintendência de Imprensa Oficial/ Ana Paula Fassarella
Foto: Divulgação_Prefeitura de Guaçuí

Uma oportunidade para aprender conceitos e práticas de ordenhas e, assim, melhorar a qualidade do leite. Esse é o objetivo do curso oferecido a aproximadamente 20 pecuaristas do distrito de São Pedro de Rates, em Guaçuí, nesta terça (29) e quarta-feira (30). A iniciativa é da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar em parceria com o escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Cooperativa de Laticínios de Guaçuí (Colagua).

A parte teórica do curso será ministrada ao lado do tanque de resfriamento de leite da comunidade. A capacitação terá duração de oito horas de aulas, dividas em dois dias, com apresentações expositivas e atividades práticas em campo. Serão abordados o passo a passo da rotina de ordenha higiênica; a importância do uso de boas práticas de manipulação nos processos de ordenha e estocagem; orientações a respeito das mudanças tecnológicas e legais dos processos produtivos; e o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.

“A ordenha tem grande importância, é um dos momentos cruciais para a qualidade do leite e derivados. A maneira como é executado esse procedimento contribui para termos um bom ou um péssimo produto. Por isso, queremos despertar nos agricultores e jovens a necessidade de adquirir conhecimentos e aplicá-los para a melhoria da qualidade do leite”, comenta o secretário municipal de Agricultura, Wendel Amaral.

Confira a programação do curso!

29 de julho (terça-feira)
- 12h às 12h20 – Abertura e entrega de material
- 12h20 às 14h30 – Instrução normativa nº 51 e nº 62
                             – Fontes de contaminação do leite
- 14h30 às 14h45 – Lanche
- 14h45 às 16h – Refrigeração do leite
                         – Mastite

30 de julho (quarta-feira)
- 12h às 12h30 – Deslocamento para aula prática
- 12h30 às 14h30 – Atividade prática no curral: teste da caneca, teste da raquete CMT, uso de desinfetantes, uso de antibióticos intramamários
- 14h30 às 14h45 – Lanche
- 14h45 às 15h40 – Atividade prática no tanque de resfriamento
- 15h40 às 16h – Encerramento

Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov
(28) 3553-3389

*Os textos produzidos pela assessoria de comunicação da prefeitura de Guaçuí podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário