terça-feira, 29 de julho de 2014

14ª Caminhada Ecocultural marca os festejos dos 152 anos de Viana


Texto: Andressa Rocon / Foto: Siumara Gonçalves
27/07/2014 - 23:04 h

A 14ª Caminhada Ecocutural foi um verdadeiro sucesso neste domingo (27). O evento que faz parte das comemorações de 152 anos de Viana contou com diversos shows. Os Carreteiros, Rickson Maioli e Só Xotão agitaram o público após a chegada de aproximadamente mil andarilhos, em frente à Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba.
Durante a parada no Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba, os andarilhos foram recepcionados pela equipe da Prefeitura de Viana, onde saborearam diversas frutas e se hidrataram com água. Após a parada, seguiram pela Trilha Ecológica, direcionada pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente.
O ponto de partida foi na Galeria de Arte Casarão, em Viana Sede, onde os participantes realizaram um aquecimento para percorrer os 13 quilômetros. O percurso envolve pontos turísticos e culturais de Viana como a Casa da Cultura, Fazenda Incaper, Igreja Nossa Senhora da Conceição, ruínas da Igreja Nossa Senhora de Belém, além de canaviais próximos ao Rio Jucu.
Josefina do Rosário Venâncio e Arlete Alda Pereira Franco, que vieram de Cariacica para participar da Caminhada, elogiaram o evento. "É a primeira vez que estamos participando, fiquei sabendo por um amigo que mora aqui em Viana. Estou adorando, aqui podemos ficar mais perto da natureza e, além disso, se exercitar, é maravilhoso", disse Josefina.
Já Arlete Alda Pereira, explica que ficou admirada com toda a organização do evento, que segundo ela, foi espetacular. "O que mais me chamou a atenção foi a receptividade da equipe da Prefeitura que nos acolheu e direcionou durante toda o percurso. Como é a primeira vez que participo, confesso que estava um pouco insegura no início, mas depois percebi que tudo seria tranquilo. Com certeza ano que vem estarei aqui novamente", frisou.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Viana, ressaltou que o evento teve como objetivo mostrar as belezas ecoculturais e fortalecer a cultura da região. Todos os inscritos receberam uma camisa do evento.
Muitas famílias vieram juntas para participar do passeio ecológico. Exemplo disso foi Maria de Lourdes Gomes e Mila Jordana, mãe e filha, respectivamente. Elas que moram em Viana Sede contaram que é a primeira vez que participam do evento. "Estou adorando, não sabia que Viana tinha tantas paisagens bonitas assim. Fiquei admirada com a beleza dos locais que passamos", revela Maria de Lourdes.
Simone Capeletti que caminha desde 2006 veio em um grupo da Grande Vitória aproximadamente 30 pessoas chamado "Oscanelas". Ela mora em Vitória e disse que é a primeira vez que vem à Araçatiba. "Achei tudo maravilhoso, a infraestrutura, o apoio das equipes, a acolhida na Cidade, isso faz com que o turista volte novamente, e comigo não será diferente", destaca.
Ao chegar a Araçatiba, os participantes foram recepcionados pela banda de Congo local ‘Mãe Petronilha’. Em seguida, o público se divertiu com os shows de Os Carreteiros, Rickson Maioli e Só Xotão. No local havia também barracas com comidas típicas.
Shows
Forró, vanerão e um pouco de axé, foi com essa mistura que a banda Os Carreteiros não deixou ninguém parado em Araçatiba durante este domingo (27). ‘Gaiteiro Socador’, ‘Vuco Vuco’, ‘Sinalzinho’ foram uma das canções que fizeram parte do repertório.
Em seguida o cantor vianense Rickson Maioli subiu ao palco com um repertório recheado de sucessos nacionais. E para finalizar o Musical Só Xotão, com estilo musical bem dançante e variado, fizeram a galera sair do chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário