segunda-feira, 28 de julho de 2014

Potencial turístico da zona rural de Cariacica é mapeado por equipe da Semdetur

IMG_4004

  • postado em 28 jul 2014
  •  
  • Por 
  •  
  • em Agricultura – SEMAGDesenvolvimento Econômico e Turismo – SEMDETUR
  • Fotos: Claudio Postay
  • Dona Luzineth Barcelos deixou de lado a produção agrícola e investiu em um restaurante, em Cachoeirinha
    Dona Luzineth Barcelos deixou de lado a produção agrícola e investiu em um restaurante, em Cachoeirinha
    As belezas naturais de Cariacica estão conquistando cada vez mais turistas. E, para acompanhar o crescimento da procura no município, técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur) estão catalogando os potenciais empreendimentos para receber os visitantes. Nesta segunda-feira (28), a equipe percorreu a zona rural do município, passando por bairros como Roda D’Água, Cachoeirinha, Novo Brasil, Boa Vista e Limão.
    A iniciativa dará apoio aos novos empreendedores, por meio de orientações e cursos de capacitação. Segundo a Gerência de Fomento ao Turismo, só neste ano 11 propriedades de agroturismo foram identificadas, totalizando 29 empreendimentos. Os estabelecimentos vão desde restaurantes, sítios e campings até a fábricas de biscoitos e doces caseiros.
    Para o gerente de Fomento ao Turismo, Robson Palaoro, a ação tem o objetivo de ampliar o mapa turístico do município e fortalecer o microempreendedor. “Nessas visitas a gente conhece as necessidades desses empresários que, em muitos casos, são pequenos agricultores da região que investiram em seus próprios terrenos. A partir disso, oferecemos a capacitação, por meio de uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dando dicas de como atender bem, como conquistar clientes e investir melhor em seus próprios negócios”, explica.
    A produtora rural Luzineth Barcelos montou junto com o filho, Davi Barcelos, um restaurante em Cachoeirinha há três anos.Ela conta que planejava criar um local para receber turistas em sua propriedade há dez anos, mas precisou de um “empurrãozinho” para tirar a ideia do papel. “Como minha família sempre trabalhou no campo, a gente ficava com essa dúvida se abria ou não um novo negócio. Felizmente, estamos tendo retorno financeiro e a expectativa é de crescer ainda mais”, revela.
    Já Kemisson Scalzer investiu na produção de doces caseiros e conta que sua renda triplicou desde então. “Com o incentivo do município, frequentei palestras, cursos e seminários que foram essenciais para eu alcançar bons resultados nas minhas vendas. Eu acredito que nossa região vai crescer muito ainda. Potencial e capacidade para isso nós temos, com esta ampliação do apoio, a tendência é se desenvolver cada vez mais”, conta o produtor.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário