terça-feira, 29 de julho de 2014

Santa Maria de Jetibá faz a Maior Omelete das Américas


Fato inédito aconteceu no último domingo (27), durante a 34ª Festa do Colono, com o preparo de uma receita com 15.840 ovos

Além de ser considerada a cidade mais pomerana do Brasil e segunda maior produtora de ovos do País, Santa Maria Jetibá somou mais um título de destaque no último fim de semana: no domingo (27) o município preparou uma receita com 15.840 ovos – a Maior Omelete das Américas. O fato inédito aconteceu durante a 34ª Festa do Colono e quebrou o recorde dos argentinos da cidade de Pigüé, que haviam preparado um prato de 15 mil ovos.

A receita gigante feita no Espírito Santo contou com 75 Kg cebolas, 22 litros de óleo, 8 litros de azeite extra virgem, 60 kg de manteiga, 7 kg de sal, 3 kg de alho, 90 maços de cebolinha picada, 45 maços de salsa picada e 45 maços de ervas aromáticas. De acordo com Gilson Surrage, chef que coordenou o preparo, o desafio de manter sabor do prato apesar das grandes proporções foi superado. "Servimos gratuitamente mais de 2 mil porções e a recepção do público foi excelente ", resumiu o chef ao lado da nutricionista Luciana Neitzke, que colaborou com o projeto.

Os moradores da cidade e o grande número de turistas que prestigiaram a festa acompanharam o preparo da Maior Omelete das Américas, que durou cerca de três horas. "Nem a chuva nem o frio afastaram o público e tiraram o brilho da nossa comemoração. A Festa do Colono foi muito bonita e a omelete gigante coroou esta homenagem aos colonos e a nossa avicultura", destacou Manfredo Krüger, secretário de Agropecuária. "A participação de nossa comunidade foi muito importante para esse sucesso e, por isso, gostaria de agradecer ao público e a todos os voluntários que dedicaram parte do seu tempo para contribuir com este marco que ficará na história de Santa Maria", complementou o prefeito Eduardo Stuhr.

A “Maior Omelete das Américas” foi preparada na frigideira gigante, toda construída em aço, com fundo de 3 metros de diâmetro, 20 centímetros de altura e peso de 400 kg. O utensílio foi o mesmo utilizado em agosto do ano passado, na GranExpoES, no preparo de uma receita com 10 mil ovos – primeira experiência de sucesso da omelete gigante capixaba.

Objetivo

A iniciativa, além de promover a quebra do recorde das Américas, teve o objetivo de valorizar a comunidade produtora, conscientizar os consumidores sobre os benefícios nutricionais do ovo e, principalmente, discutir os desafios a serem superados na produção. Importantes parceiros como a Associação de Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES), a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) e empresários do segmento também apoiaram o projeto, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva avícola.

As discussões técnicas levantadas durante a mesa redonda que aconteceu na Festa do Colono fomentarão novos debates na programação da GranExpoES. Durante a maior feira de negócio rural do Espírito Santo – que acontece de 14 a 17 de agosto, no Carapina Centro de Eventos – Santa Maria de Jetibá também fará importantes ações para divulgar seu potencial, como a comercialização de produtos em uma feira livre e o preparo de pequenas omeletes com recheios variados.

Santa Maria de Jetibá é o segundo maior produtor de ovos do País, com um volume de 10 milhões de ovos por dia. Mas o destaque não se resume à avicultura: por ano, o município produz também mais de 200 mil toneladas de hortaliças, verduras e legumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário