quarta-feira, 30 de julho de 2014

Produtores rurais se reúnem para falar sobre piscicultura na Serra

Encontro foi realizado no auditório da sede administrativa da Prefeitura
Carla Nascimento
Cerca de 30 produtores rurais estiveram reunidos no auditório da sede administrativa da Prefeitura nesta terça-feira (29) para falar sobre o tema piscicultura.
Na ocasião, eles receberam informações sobre programas como o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a utilização de máquinas e equipamentos para a escavação de tanques, a possibilidade de se reunir em associações e receber cursos e treinamento.
Divulgação/ PMSO objetivo é favorcer a produção de peixes e camarões
“Tivemos a oportunidade de visitar algumas propriedades e percebemos que muitos produtores já atuam com piscicultura e outros têm condições favoráveis para investir no setor. A nossa expectativa é que a produção de peixes e camarões se torne mais uma alternativa de renda para essas famílias”, esclarece o secretário de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca, Paulo Alfonso Menegueli.
O produtor rural Adalto Egídio dos Santos, 63, comprou uma propriedade em Calogi com dez tanques e esteve no encontro para conhecer mais sobre a atividade. “Ainda não sei se vou atuar com essa área. Vim para conhecer mais sobre piscicultura”, explica.
Outro que também tem potencial para investir no setor é o produtor Marcelo Pimentel, 37. “Tenho água na propriedade, e três ou quatro tanques escavados. Mas nunca trabalhei com a criação de peixes. Vim conferir a apresentação”, afirma.
Já o presidente da Associação de Pescadores da Lagoa do Juara, Cedmar Dias de Oliveira, 33, garante que a atividade é lucrativa. Segundo ele, mais de 20 famílias vivem da criação e comercialização de tilápia na região. “É um mercado em expansão, que tem muito para crescer. Nada se joga fora na tilápia”, diz.
Piscicultura
De acordo com um levantamento inicial, foram identificados cerca de 20 produtores que criam peixes. A produção de tilápia, por exemplo, chega em média a 280 toneladas por ano. O objetivo é ampliar essa oferta e ajudar na organização dos produtores rurais. Além do Serviço de Inspeção Municipal, a Prefeitura oferece cursos e treinamentos para produtores, estimula a organização em associações, fornece equipamentos para adequação de tanques e até realiza obras de melhorias em estradas para facilitar o escoamento da produção.
Propriedades com lagoas são ideais para este tipo de atividade, mas também é possível investir na criação de peixes ou camarão com a ajuda de tanques escavados.
“Fizemos visitas técnicas com a presença de representantes do Incaper em várias propriedades rurais. E identificamos que muitos produtores precisam se organizar. A adesão ao Serviço de Inspeção Municipal, por exemplo, pode contribuir para eles comercializem os produtos em todo o município ou em outras cidades do Estado. Por isso, convocamos os produtores rurais para esta reunião. O objetivo é informar sobre os serviços municipais disponíveis e saber deles quais são suas necessidades e expectativas”, destaca o secretário Paulo Menegueli.

CRÉDITOS: Secretaria de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca | 30/07/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário