terça-feira, 29 de julho de 2014

Casarão Cerqueira Lima abre portas para exposição e gabinete do prefeito de Vitória


Publicada em 29/07/2014, às 15h02 | Atualizada em 29/07/2014, às 15h02

André Sobral
Casarão Cerqueira Lima
Espaço no Casarão Cerqueira Lima foi preparado para receber o gabinete do prefeito
O jornalista Elmo Elton ficou conhecido como o poeta que ajudou a imortalizar a cidade de Vitória em seus textos, que retratam particularidades da capital e seus personagens. Mas, além de um homem da escrita, Elmo foi um grande colecionador e historiador. É esse lado que o público vai conhecer a partir desta quinta-feira (31) na exposição "Elmo Elton, o colecionador", que fica em cartaz no Casarão Cerqueira Lima, na Cidade Alta, até 31 de outubro.
A mostra reúne cerca de 50 peças, entre móveis e utensílios, doados pelo próprio Elmo Elton para o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, em 1987. O espectador vai poder conhecer o acervo, que foi restaurado pelo Instituto Modus Vivendi e que foi adquirido pelo jornalista durante as visitas feitas ao interior do Estado e refletem a influência da imigração europeia no Espírito Santo.

Gabinete

A abertura da exposição, às 10h30, também marcará o início do funcionamento do gabinete do prefeito Luciano Rezende no Centro. O espaço tem recepção, sala de reuniões, banheiros, jardim e estacionamento e será usado pelo prefeito para atendimento e despachos de demandas da administração municipal com a equipe. O Conselho Municipal de Cultura aprovou por unanimidade a instalação do gabinete dividindo espaço com a exposição no Casarão.
"A abertura da exposição dos móveis restaurados de Elmo Elton e a chegada do gabinete do prefeito ao Casarão Cerqueira Lima reforçam o trabalho que temos feito para revitalizar o Centro. O acervo, formado por cômodas, baús, armários, camas, oratórios, imagens e outros objetos, restaurados e, agora, à disposição do visitante, é uma viagem ao passado de um escritor que manteve durante toda a sua trajetória uma relação profunda com a cidade de Vitória", afirmou a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas.
A gerente de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Patrícia Bragatto, destaca o olhar apurado de Elmo ao escolher as peças que fazem parte da exposição. "A sensibilidade dele em reconhecer, ainda que em peças com desenho simples e interiorano, valores que não podemos dimensionar. A presença da imigração europeia é muito clara nesse mobiliário. O fato dele ter doado os objetos no ano de seu falecimento também é significativo, ele sabia da importância e queria que isso ficasse para a posteridade".
A exposição "Elmo Elton, o colecionador" é uma iniciativa da Prefeitura de Vitória, por meio da Semc. As iniciativas fazem parte do projeto de resgate e valorização do Centro.
André Sobral
Casarão Cerqueira Lima
Fachada do Casarão passou por restauração dentro do projeto de resgate e valorização do Centro

Casarão

O Casarão Cerqueira Lima, que está situado à esquina das ruas São Gonçalo e Muniz Freire, na Cidade Alta, próximo ao Palácio Anchieta e à praça João Clímaco, tem mais de 100 anos. Sua fachada passou recentemente por restauração, feita por alunos do Instituto Goia.

História

Poeta, historiador e jornalista, Elmo Elton nasceu em 15 de fevereiro de 1925, na cidade de Vitória. Descendente de italianos, seu acervo pessoal estabelece um elo entre sua vida pessoal e sua pesquisa. Como escritor, o jornalista teve a capital capixaba como inspiração desde a juventude. Em sua primeira publicação, "Cantares de um terno filho do mar", de 1944, o mar sempre foi uma inspiração para sua obra, onde ele captou com sensibilidade poética, a alma da ilha de Vitória.


Informações à imprensa:

Por Secom - Prefeitura de Vitória | Tel(s).: 3382-6128 / 3382-6129
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Com colaboração de Leonardo Vais

Nenhum comentário:

Postar um comentário