quinta-feira, 3 de julho de 2014

Na Serra Unidades de saúde distribuem cartilhas para adolescentes

Há versões para meninos e meninas
Simone Delevedove
A Secretaria de Saúde, por meio das Unidades de Saúde, disponibiliza a Cartilha de Saúde do Adolescente, para ambos os sexos. O material educativo pode ser retirado numa das 37 unidades de saúde. A publicação é distribuída gratuitamente para jovens com idades entre 10 e 19 anos.
Divulgação/PMSO material pode ser retirado em qualquer unidade de saúde
A caderneta tem o objetivo de orientar sobre as diversas fases da vida do adolescente e do jovem reunindo informações sobre como evitar doenças, sobre mudanças no corpo, além de orientações sobre a saúde sexual, saúde bucal e alimentação.
Para o secretário de Saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin, “o material vai ajudar os profissionais de saúde a lidarem com questões abordadas pelos adolescentes, uma vez que eles estão em fase de descoberta, afirmação de identidade e conhecimento de si próprio”.
O material também conta com espaço para identificação detalhadas do jovem e apresenta as versões feminina e masculina. Apesar de questões em comum, os dois públicos também precisam de orientações específicas. O material, que traz informações sobre sexualidade e métodos contraceptivos, também contempla questões referentes aos adolescentes mais novos, abordando dúvidas que podem surgir dos 10 aos 19 anos de idade.
Na caderneta também são abordadas doenças como a bulimia e anorexia. O material orienta sobre boas práticas de alimentação e apresenta o cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC), que calcula o peso dividido pela altura ao quadrado, indicando se realmente há um sobrepeso. O adolescente também encontra orientações sobre direitos civis, Estatuto da Criança e do Adolescente, violência e drogas.


CRÉDITOS: Secretaria de Saúde | 02/07/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário