quinta-feira, 3 de julho de 2014

Alunos do Programa Jovem Sustentável recebem diploma na Serra

Encerramento do curso aconteceu nesta quarta (2)
Denys Lobo
Depois de quatro meses de aulas, diversas atividades e novos aprendizados, aconteceu nesta quarta-feira (02) a aula de encerramento do Programa Jovem Sustentável.
Denys Lobo/ PMSEncerramento do curso contou com entrega de documentário para as ceramistas Jacuí
O projeto, que acontece no Centro de Educação Ambiental (CEA) Jacuhy, sede da APA Manguezal Sul, tem como objetivo desenvolver nos jovens noções de cidadania ambiental e sustentabilidade, ampliando a visão dos mesmos em relação a temas que hoje são de extrema importância para a sociedade.
Iniciado no ano passado, o Programa Jovem Sustentável já contou com a participação de mais de 100 alunos. Nesta edição, 28 receberam o diploma de conclusão do curso.
Marcelo Nunes, diretor da EMEF João Paulo II, que é parceira do projeto desde a primeira turma, elogiou bastante o curso e a forma como ele é desenvolvido.
“Fico feliz de ver esses alunos formando porque este é um projeto muito importante para os estudantes. Alguns dos conhecimentos que eles recebem aqui ajudam a ampliar a visão deles para o futuro”, revelou o diretor da escola.
Além das palestras e atividades regulares desenvolvidas dentro do CEA Jacuhy, os estudantes realizaram uma atividade diferente durante o curso. Eles desenvolveram um documentário sobre a Associação de Ceramistas do Jacuí, que também fica localizada em Jardim Carapina, bairro da escola.
“Em todas as turmas anteriores nós desenvolvemos uma atividade de vídeo com os alunos, mas com essa turma nós fizemos diferente. Sugerimos que eles fizessem um documentário com os ceramistas, que é algo relacionado com o bairro e a realidade deles. A ideia foi prontamente aceita por todos e o resultado foi bastante produtivo porque eles se engajaram no assunto”, contou Nilza Gauter, coordenadora de sustentabilidade da Fundação Alphaville, parceira da Prefeitura da Serra no programa.
Documentário agrada alunos e ceramistas
Os alunos também aprovaram esse contato inicial com o mundo audiovisual. Responsáveis por organizar o roteiro, gravações e edição do material, Ismael Costa e Estevão dos Santos, ambos de 13 anos, gostaram tanto que estão pensando até em seguir carreira na área.
“Gostamos muito de participar desse projeto, foi bem bacana. No começo a gente achou que ia só gravar e pronto, não sabia todo o trabalho que dá, mas foi bem legal. Vamos tentar aprimorar mais para quem sabe trabalhar com isso no futuro”, contaram os estudantes.
Felizes com o resultado do produto, as ceramistas ficaram bastante emocionadas na hora da exibição do vídeo. Presidente da associação, Maria Helena Romanha, contou que o documentário será de grande valia para o futuro das ceramistas.
“Esse documentário ajudará bastante na divulgação do nosso produto. É importante porque vai ajudar a gente a crescer ainda mais”, afirmou.
A próxima turma do Programa Jovem Sustentável começará em agosto, logo após as férias. Realizada sempre no contra-turno do horário escolar, o projeto será realizado no período da manhã, com alunos da 6ª e 7ª série da EMEF João Paulo II.

CRÉDITOS: Secretaria de Meio Ambiente | 02/07/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário