terça-feira, 3 de dezembro de 2013

PEQUENOS AGRICULTORES DE UVA DE SANTA TERESA ESTÃO ACUADOS PELO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

. REPASSO O TEXTO QUE RECEBI AGORA DE SANTA TERESA, DO PRODUTOR VINICIUS CORBELLINI. PEÇO AOS AMIGOS E AMIGAS QUE COMPARTILHEM, PARA VER SE A NOSSA VOZ SEJA OUVIDA EM BRASÍLIA.
O TEXTO É O QUE SEGUE:

Passando pelo Vale nesta manhã encontro com um senhor, produtor de uvas, que possui uma pequena vinícola familiar. Andando um pouco triste e inquieto pergunto o por quê de tanta angústia e ele revela que os órgãos de inspeção haviam intimado a todos os produtores de uva pararem imediatamente de elaborar vinho, suco e afins. Que a legislação vigente exige que se tornem indústrias e a devida regularização federal. Estranhamente no BRASIL, não existe a categoria Simples ou mesmo MEI para o registro no segmento de bebidas ?
Recordo que alguns anos atrás estava em Soligo Del Montello – Treviso – ITALIA na Vinícola Azienda (propriedade rural) do senhor Emilio Pozzobon , um pequeníssimo produtor de espumante Prosecco da região do Veneto , vendíamos a diversos bares e restaurantes da região e na época os pequenos produtores já estavam se organizando para poderem exportar parte da produção.
Infelizmente essa realidade não se encontra NO BRASIL - existe duas leis enterradas no Senado Federal - uma para inserção de indústrias para o simples nacional e outra para o registro das vinícolas familiares.
Mas afinal quem ganha com essa situação ?? Há um verdadeiro monopólio institucionalizado, regido por meia dúzia mega vinícolas que exploram indefinidamente centenas de produtores de uva, comprando as vezes abaixo do preço de custo!! Inclusive já tem certa fama a instituição que faz o trabalho inquisidor.. Pois existem várias pequenas vinícolas fechadas no Rio Grande do Sul simplesmente por não conseguirem pagar os mesmos custos de uma mega indústria !!
Por quê não podemos seguir o modelo dos outros países tradicionais e desenvolvidos, e sermos o único a ser o mais injusto, antidemocrático, antiético do mundo ?? Será que o Estados Unidos, a África do Sul, Europa, Austrália até nossos hermanos tem que lidar com uma legislação que defina quem é o dono da bola ??
O pior é ver o trabalho de marketing que essas mega empresas fazem, trabalhando um o outro vinho para fazer nome e empurrar muita baixa qualidade no mercado..
No dia que os consumidores souberem que ficam caminhões carregados de uva por dias, esperando para serem esmagadas ou que perguntarem ao produtor se dá para produzir uva fina de qualidade a 0,75 centavos o quilo, ele vai te responder... com certeza vai te responder..

Nenhum comentário:

Postar um comentário