sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Réveillon em Vitória estimula turismo e gera receita e renda para a capital e estado


Marcos Salles
Fogos na praia de Camburi no Reveillon de 2013
O Réveillon de Vitória é um dos mais importantes eventos do Espírito Santo.
O Réveillon de Vitória é um dos mais importantes eventos do Espírito Santo. Planejado com antecedência devido a seu porte e a movimentação de milhares de pessoas, o evento gera a cada ano surpresa e emoção.
Praticamente todo o trade turístico se mobiliza e se planeja para atender turistas de várias partes do país e até do exterior.
É um grande investimento realizado para que moradores e turistas estejam motivados a passar a primeira noite do ano em Vitória. São hoteleiros, agências e operadoras de turismo, taxistas, fornecedores mais diversos em busca de renda extra e dos negócios gerados pelo grande evento.
De acordo com o presidente do Sindbares/Abrasel-ES, Wilson Vettorazzo Calil, há solidariedade da entidade com às vítima e com o trabalho desempenhado pelas autoridades da capital e é preciso reconstruir a cidade e ter a disposição necessária para trabalhar pelo desenvolvimento da cidade.
Calil disse que a realização do Réveillon é fundamental. Mostra a disposição da cidade em atrair turistas e fortalecer a economia local. O presidente avalia que os grandes investimentos feitos por empresários e comerciantes, meses antes do evento na expectativa de receber visitantes, justificam sua realização. “Bares, restaurantes e estabelecimentos similares se beneficiam diretamente. Inúmeros empregos são gerados e a atração de tanta gente só traz vantagens”, avaliou Calil.

Mobilização

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas de Vitória, Carlos Fornazier, nesta época do ano comerciantes e lojistas se mobilizam, investem e esperam que a maior movimentação em seus negócios beneficie a cidade.
“Comemorações como o Natal e grandes eventos como a virada do ano trazem aumento de consumo e as pessoas estão estimuladas a consumir e festejar”. Fornazier reforçou que o Réveillon traz como apelo a renovação, o recomeço e novas possibilidades. “Todos estamos solidários às vitimas das enchentes e, ao mesmo tempo, desejamos que a beleza da queima de fogos surpreenda e torne as pessoas ainda mais emotivas”, destacou.

Investimento

Para o empresário José Lino Sipulcri, presidente da Fecomércio, o Réveilon é uma festa marcante e para que seja realizado é feito um grande investimento por parte de comerciantes e empresários, além do trade turístico. “É uma festa programada, que gera muita expectativa e atrai investimentos. Marca uma época importante, a primeira noite do ano e deve ser realizada”, avaliou. O empresário citou o exemplo de Nova York onde mesmo em momentos de comoção eventos grandiosos são mantidos.
O superintendente da Associação Capixaba dos Supermercados (Acaps), Helio Hoffman Schneider, disse que, excepcionalmente, é um momento difícil para Vitória devido às fortes chuvas, porém, a cidade não pode deixar de realizar o evento que é tradicional. “Vitória recebe muitos turistas de fora do Estado, como de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Temos que ter a responsabilidade de acolher esses visitantes, de receber esta demanda com carinho”, avaliou.
Hoffman disse que Vitória tem feito a sua parte atendendo, não só as pessoas desta comunidade, mas também vítimas de várias outras cidades. “Não se justifica cancelar um evento dessa natureza. Os problemas fazem parte do dia a dia e temos de ter a coragem de saber enfrentá-los. Temos que ser otimistas, em especial agora que o tempo está mais firme”.

Captação

O presidente do Convention & Visitors Bureau, Alfonso Silva, disse que a virada do ano atrai uma quantidade significativa de turistas, pois o evento é tradicional e o primeiro do ano. Permite que a capital esteja inserida num seleto grupo de cidades que se destaca neste ano.
“Todos que trabalham com turismo são solidários e mostraram estar sensibilizados com a gravidade dos problemas gerados pela chuva. E também incentivam este importante evento turístico que mais uma vez deixará uma das mais belas praias do Brasil ainda melhor”, avaliou o presidente da entidade responsável pela captação de eventos.
Samira Gasparini
Fachada do Bristol Hotel
Turistas procuram os hotéis da orla de Camburi para curtir a programação do Réveillon da capital.
A presidente da Associação Brasileira das Agências de Turismo, Elvira Altoé Ferrighetto, disse que muitos hotéis de Vitória se concentram na orla de Camburi e que o festejo é fundamental aos hoteleiros e para os empregos por eles gerados. “A virada do ano renova as esperanças e provoca comoção. Seremos solidários aos capixabas na alegria também”.

Prejuízo

O executivo do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Vitória, Wagner Júnior Corrêa, disse que o sindicato apoia a realização do Réveillon. “Vitória já foi muito penalizada com o período chuvoso. A classe lojista também foi bastante penalizada e o cancelamento do evento traria mais um grande prejuízo”, opinou.
Para Corrêa, além de dar início a um novo momento, o evento contribuirá de forma significativa com a economia do município que precisa atrair gente de fora para que sua economia seja ainda mais estimulada.
“O turismo é um grande gerador de renda, de negócios e movimentação. E esta época é uma das mais propícias e estamos na expectativa da vinda de muita gente de fora estimulada pelo brilho dos fogos”, finalizou.
Com edição de Deyvison Longui

Informações à imprensa:

Fabrício Faustini (fafaustini@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6130 / 98889-5575

Nenhum comentário:

Postar um comentário