domingo, 29 de dezembro de 2013

PREFEITURA DE VILA VELHA INFORMA = Draga chega ao rio Jucu para facilitar o escoamento das águas nos bairros alagados


O Prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, vai percorrer os bairros mais afetados pelos alagamentos no município e em seguida acompanhará a chegada de uma draga (balsa) na foz do Rio Jucu. O ponto de encontro para a imprensa será no prédio do Tijolinho, na Rua Cabo Aílson Simões, 526, ao lado da Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha. O horário da saída da equipe da Prefeitura é às 14:20 deste domingo, dia 29 de dezembro.
 A draga vai trabalhar no desassoreamento do Rio Jucu. A ação da draga é retirar a areia do fundo do rio, dando um fluxo livre às águas, e com isso facilitando que elas vertam no mar. A consequência imediata é facilitar que as águas escoem e baixem nos bairros mais atingidos pelos alagamentos. A draga será montada hoje para começar a funcionar na segunda-feira (30).
 As intervenções da Prefeitura já permitiram que as águas baixassem uma média de 20 cm nas últimas 24 horas. A cota do rio Jucu, que estava em 2,83 m passou para 2,63 m. Essas intervenções permitiram a abertura das comportas do rio Jucu, atacando ainda mais no problema do assoreamento na sua foz.
 Ações que a Prefeitura vem desenvolvendo para baixar as águas nos pontos de alagamentos:
- Dragagem da foz do rio Jucu
- Abertura de um canal na ponte da Madalena
- Abertura de um canal do rio Jucu para  permitir o escoamento das águas para o mar, próximo ao canal Guaranhuns. Esse trabalho é um preparatório para a futura ligação permanente do canal Guaranhuns com o mar, na reserva de Jacarenema.


Ana Paula de Souza Gonçalves
SEMCOM / Jornalismo
Prefeitura de Vila Velha (ES)
Telefones: (27) 3149-7923 / 7432
www.vilavelha.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário