sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Equipes do Programa Terra auxiliam vítimas das chuvas em Vitória


Fernanda Neves Gomes
Equipe falando com moradora do bairro da Penha que mora em área de risco
Formadas por engenheiros, arquitetos e assistentes sociais, as equipes também realizam visitas às áreas de risco.
O sol finalmente apareceu no céu de Vitória, mas os trabalhos por conta das chuvas não param. As equipes do Programa Terra, que desde o início participam dos mutirões e ações nas áreas de risco, continuam a auxiliar os moradores de aproximadamente 20 bairros da capital.
Fazendo a interlocução com a Defesa Civil Municipal quanto à situação dos locais mais afetados, os profissionais atendem às famílias que sofreram com as chuvas e mantém comunicação direta com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Formadas por engenheiros, arquitetos e assistentes sociais, as equipes também realizam visitas às áreas de risco, acompanhadas das lideranças comunitárias de cada região. Essas equipes, que possuem suas bases nos escritórios locais, estão oferecendo atendimento contínuo à população, orientando e encaminhando moradores afetados.
No bairro do Moscoso, onde ocorreram os maiores incidentes, as famílias foram atendidas e foi ofertado abrigo no Colégio Americano. Já no Forte São João foram 18 casas visitadas e realizados dois atendimentos no plantão do escritório local.

Capacitação da rede

No último dia 18, antecedendo o período crítico das fortes chuvas, centenas de servidores municipais participavam da 1ª Capacitação da Rede Municipal de Proteção e Defesa Civil, que teve como tema central “Construção de Cidades Resilientes a Desastres – Uma Introdução à Gestão de Riscos”.
“As equipes estarem preparadas têm sido fundamental para a otimização dos trabalhos e para a redução do tempo de resposta, desde o conhecimento do fato até o atendimento final ao cidadão”, explica o coordenador do Programa Terra Mais Igual, Sergio Peterle.
Com edição de Deyvison Longui

Informações à imprensa:

Alan Rodrigues Costa (akrcosta@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6129 / 98889-5572

Nenhum comentário:

Postar um comentário