segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Defesa Civil de Viana orienta quanto aos cuidados para os dias de chuva


Texto: Júlio Palassi / Foto: Siumara Gonçalves
28/12/2013 - 10:00 h

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é que as chuvas que caem desde a última segunda-feira (16) e provocam danos em vários municípios capixabas, incluindo Viana, prossigam até o próximo fim de semana. Sendo assim, a Defesa Civil de Viana orienta aos moradores a se precaverem e tomarem os cuidados necessários para evitar mais transtornos com alagamentos, deslizamentos, quedas de barragens, entre outros perigos que o excesso de chuva provoca.
A primeira orientação do secretário municipal de Defesa Social, André Neves, é para os moradores de regiões altas, sobretudo os morros. “Eles devem verificar sempre a umidade do terreno e observar se a água está minando na base do barranco, se há afundamentos e deformações no leito da rua, trincas no solo e rachaduras nas paredes e pisos das casas, por exemplo. Se isso acontecer, é preciso deixar a casa e na dúvida, ligar para a Defesa Civil (99860-4360) e chamar os técnicos para avaliarem a situação”.
Outra orientação do secretário é para quem vive em áreas com risco de alagamentos, como margens de rios e córregos e baixadas. Neste caso, é preciso observar constantemente o nível do rio e se ele começar a subir, entrar em contato com a Defesa Civil imediatamente.
Segundo o secretário, é preciso ficar alerta também para a água que volta pelo ralo devido à falta de vazão nas redes fluviais ou até mesmo no rio e nas valas onde a população costuma ligar a tubulação das casas. “A orientação é evitar o contato com essa água, pois ela estará contaminada e pode provocar diversas doenças, principalmente a leptospirose, que é adquirida pelo contato com a urina de rato”, esclareceu André Neves. 
Fique ligado!
A Defesa Civil de Viana está de prontidão e pode ser acionada, a qualquer momento, pelo 99860-4360.

Nenhum comentário:

Postar um comentário