sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Estações de bombeamento retiraram 3,1 bilhões de litros de água das chuvas em Vitória


Elizabeth Nader
Estação de Bombeamento
As quatro estações de bombeamento de águas das chuvas retiraram das ruas da cidade e depositaram no mar 3,1 bilhões de litros de água
As quatro estações de bombeamento de águas das chuvas mantidas pela Prefeitura de Vitória retiraram das ruas da cidade e depositaram no mar 3,1 bilhões de litros de água entre os dias 18 e 23 de dezembro, período no qual choveu 700 milímetros – a maior chuva dos últimos 88 anos.
Essa quantidade de água, se tratada, daria para abastecer 700 mil habitantes por um mês, ou toda a população de Vitória por dois meses.
Se essa quantidade de água ficasse represada em todo o território da ilha de Vitória – 29,37 km2 – teríamos uma lâmina d’água de 10,7 centímetros em todos os lotes e vias da cidade, caso o relevo fosse plano.
A eficiência das estações de bombeamento é fruto de um trabalho iniciado, em 2007, com o Plano Diretor de Drenagem Urbana, que apontou a necessidade de obras de drenagem em toda a cidade.
Até o momento foram investidos R$ 343 milhões na construção de estações de bombeamento, reservatório e galerias. Alagamentos foram reduzidos a quase zero nos bairros Jardim Camburi, Mata da Praia, República e Morada de Camburi. Obras estão previstas em 29 bacias de drenagem das 98 bacias existentes na capital.
Quatro estações de bombeamento operam 24 horas por dia na capital retirando das galerias as águas das chuvas. Os investimentos anuais em operação e manutenção são da ordem de R$ 4,2 milhões.

Estação de bombeamento Doutor Antônio Ferreira da Silva Pinto

Está localizada na rua Cândido Portinari, no bairro Santa Luíza. Com capacidade de bombear 33 mil litros por segundo, atende 17 bairros da Grande Maruípe e a galeria da avenida Leitão da Silva. Conta com sete bombas de 4.800 mil litros por segundo. Sua operação é controlada por um conjunto de sensores e um software que supervisiona a rede e liga ou desliga as bombas de acordo com a programação.
A vazão é próxima à vazão do rio Santa Maria. Com operação automatizada 24 horas por dia, é considerada a maior estação de bombeamento de águas pluviais do Brasil. Entrou em operação em novembro de 2010, atendendo inicialmente a rede de macrodrenagem existente na Leitão da Silva, Reta da Penha e parte da avenida Maruípe e Arlindo Sodré, em Itararé.
Elizabeth Nader
Estação de bombeamento Candido Portinari
A estação de bombeamento Cândido Portinari é considerada a maior de águas pluviais do Brasil.
Com a ampliação das galerias, cujas obras estão em andamento, passará a atender os bairros situados na maior bacia de drenagem da cidade: Barro Vermelho, Bonfim, Consolação, Bairro da Penha, Bairro de Lourdes, Fradinhos, Gurigica, Itararé, Joana D'Arc, Maruípe, Praia do Canto, Santa Lúcia, Santa Luíza, Santos Dumont, São Benedito, São Cristóvão e Tabuazeiro.

Estação de Bombeamento Praia do Canto

Atende a bacia de drenagem do mesmo nome, tendo como limites as avenidas Nossa Senhora da Penha, Saturnino de Brito e Américo Buaiz. É uma das mais antigas estações de bombeamento da cidade. Operação supervisionada 24 horas por um operador. São três bombas com capacidade para 250 litros por segundo cada.

Estações de Bombeamento de Bento Ferreira e de Santa Lúcia

Retira 12.200 litros por segundo de água das chuvas. São cinco bombas de 1.000 litros por segundo e quatro bombas de 1.800 litros por segundo, com operação manual 24 horas. Atende os bairros Bento Ferreira, Ilha de Santa Maria, Ilha de Monte Belo, Praia do Suá, Santa Lúcia, Consolação, Nazareth e Bairro de Lourdes.
Com edição de Deyvison Longui

Informações à imprensa:

Marcus Monteiro (mmonteiro@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6627 / 98889-5529

Nenhum comentário:

Postar um comentário