segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

#ChuvanoES: Corpo de Bombeiros permanece de prontidão para o atendimento às vitimas


Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) continua nesta semana atuando com suasequipes através da disposição de todos os recursos humanos e operacionais da corporação para darcontinuidade e reforçar as ações de atendimento às vítimas das chuvasretirada de pessoas em áreasde riscotransporte e distribuição de donativos e medicamentos.
 
Os atendimentos às emergências passaram a ser realizados pelas equipes de reforço em processo de transição e rendição dos militares empenhados nas áreas de atuação, com ações concentradas ainda nos municípios de: Barra de São Francisco, Nova Venécia, Itaguaçu, Itarana, Baixo Guandu, Linhares, Colatina, Região Metropolitana da Grande em constante monitoramento.
 
Neste processo de transição passam a ser adotadas ações de assistência e organização para reconstrução dos cenários atingidos pelo desastre.
 
No Quartel do Comando Geral (QCG), em Vitória, continua estabelecido um Posto de Comando, em regime de 24 horas, para efeitos de controle geral as ações de gerenciamento. Assim como um segundo posto de Comando na região norte, em Baixo Guandu.
 
Os recursos operacionais do plantão do Corpo de Bombeiros totalizam 85 viaturas e 32 embarcações assim distribuídas: 18 caminhões de combate a incêndio e salvamento, 32 Pick up, 03 caminhões tanque com capacidade para 10.000 litros, 11 viaturas de Resgate, 05 viaturas de mergulho; 02 Vans, 02 micro ônibus, 01 ônibus, 09 viaturas de apoio, 01 caminhão para transporte de carga, 02 Kombi, 27 barcos e 05 Jet Sky.
Os 78 bombeiros militares da Força Nacional e os Bombeiros Militares do Rio de Janeiro retornaram aos seus locais de origem.
 
Os 80 militares do Exército Brasileiro que chegaram ao Estado com os equipamentos e estruturas metálicas para início dos trabalhos de construção da ponte rodovia ES 341, que liga Pancas a Baixo Guandu, se juntaram aos 15 militares do Batalhão de Engenharia de Combate e Escola, que já atuavam nos trabalhos de preparação de área.
 
O Exército Brasileiro está atuando no momento com o total de 282 militares, 04 caminhões 5 ton no interior do estado, 04 Caminhões 5 ton na Grande Vitória, e 01 Helicóptero Pantera.
A Força aérea Brasileira opera com, 02 Helicópteros Black hawk, 01 Helicóptero Super Puma, 01 avião Caravan capacidade 750 kg ou oito pessoas, 01 avião Bandeirante para 12 passageiros ou 1.100 kg.
 
Os atendimentos aos locais com maiores dificuldades de acesso estão sendo feitos por transporte aéreo, sendo 03 do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER), 03 helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) modelos Black Hawk e Super Puma e 02 aviões, 01 Caravan, 01 Bandeirante, 01 helicóptero do Exército Brasileiro modelo Pantera e helicóptero da Polícia Militar do Rio de Janeiro. 
 
As operações aéreas se concentraram nos municípios de Colatina, Baixo Guandu, Itaguaçu, Linhares e São Mateus com ações de transporte de mantimentos às comunidades isoladas ou de difícil acesso terrestre.
 
A Polícia Militar reforça as equipes com a disposição de 05 barcos e uma pick up, além de disponibilizar os quartéis para arrecadação de donativos.
 
O Corpo de Bombeiros dispõe de 05 geólogos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) que estão atuando nas vistorias em locais de risco nos municípios de Pancas, Águia Branca, Barra de São de Francisco e Água Doce do Norte. 
 
A Força Nacional de Saúde (SAMU) continua sua atuação através do acompanhamento das vítimas atingidas, e contam com o reforço de duas ambulâncias 4x4, sendo uma unidade básica e uma avançada composta por médico e socorrista, sendo dirigidas por militares do Corpo de Bombeiros. Atuam principalmente em Colatina e Baixo Guandu.
 
As ações assistenciais com distribuição de suprimentos, como cestas básicas, colchões, água potável e medicamentos são mantidas em todo o Estado. Estão sendo realizados também atendimentos humanitários, vistorias em locais de risco e análise da situação geral.


Assessoria de Comunicação Tenente Coronel Tomazelli - Soldado Karolina - Soldado Zucoloto Tel.: 3137-4434 / 9711-0660 Email: bm5emg@yahoo.com.br Site: www.cb.es.gov.br Twitter:@cbmes Facebook: bombeiromilitares Informações à Imprensa Sandra Dalton Tel.: 27 3636- 9928/ 9901-9862 Email: sesp.ascom@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário