sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE DE COLATINA ESTÁ ATENTA COM SUAS EQUIPES NAS COMUNIDADES ATINGIDAS


27/12/2013 -
O coordenador das Estratégias de Saúde da Família (ESF) e de Agentes de Saúde da Família (Eacs) , Gustavo Cieli, informou que a maioria dos abrigos de vítimas da chuvas, de Colatina, estão dentro das áreas já cobertas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF). Por isso, segundo ele, as próprias equipes que já atendem nos trabalhos de rotina durante todo o ano estão atuando nesse período.
“Enfermeiros e médicos fazem o atendimento básico, e deixam por conta dos responsáveis de cada abrigo as orientações necessárias. A triagem geral já foi feita. No momento nós estamos fazendo o trabalho de monitoramento, para se caso surgir algum fato novo agir conforme houver necessidade”, explicou.
Gustavo contou que até agora só houve uma pessoa (que é de São Marcos, mas está no abrigo do Bairro Aparecida), apresentou vômito. “Ela foi encaminhada para a Santa Casa e medicada, e depois retornou para o abrigo. Está sendo observada. Por enquanto está tudo bem”, disse.
Com as enchentes, muita gente perdeu medicamentos em casa. Gustavo informou, que as unidades de saúde da zona urbana que retornaram com o atendimento, podem ser procuradas para cedê-los. “Já temos 80% das unidades da zona urbana funcionando novamente. As que têm estrutura para ter os medicamentos, devem ser procuradas, assim como a Farmácia Municipal, em frente ao Hortifrutti, no centro da cidade”.
A Prefeitura conta com pontos de abrigo nas Escolas Frei Isaías Leggio de Raguza (Bairro São Brás), Escola São Marcos (Novo Horizonte), Igreja Católica de São Marcos, Centro de Educação Infantil Municipal Bairro Nossa Senhora Aparecida, Escola Polivalente de Vila Lenira, Associação de Moradores do Bairro Aparecida e Escola Marcelo Corrêa, no centro da cidade.
Para atendê-los, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), tem uma equipe móvel, formada por um médico e um enfermeiro, e com medicamentos (antibióticos, antiinflamatórios e analgésicos). Como São Marcos não tem ESF, é a equipe móvel que atende.
Porém, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é que mesmo com as unidades, as referências continuam sendo os hospitais, a Policlínica e o Pronto Atendimento (PA) da Santa Casa. “Principalmente amanhã e domingo, porque as unidades de saúde estarão fechadas” informou Gustavo.
Em atendimento à Secretaria de Estado de Saúde (Semus), será feito um levantamento de medicamentos para abastecer o estoque, devido às condições e necessidades atuais, que podem trazer doenças, devido à sujeira e lama.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que as pessoas devem ficar atentas para sintomas como dor de cabeça e febre, e se necessário, procurarem o médico. 
Enquanto não podem atender em várias localidades do interior, por impedimento das estradas, médicos e enfermeiros também estão atuando como voluntários em diversas frentes na Central de Apoio, no ginásio de esportes da Ademc.

Central
A Central de Apoio de Apoio funciona de 7 às 19 horas. Além de receber donativos, também pode ser procurada por pessoas que ainda não tiveram a visita das equipes da Assistência Social, ou da Defesa Civil. Em caso de urgência, o morador deve ligar para a Defesa Civil (27) 3723-4773 ou (27) 99883- 0305, ou o Corpo de Bombeiros (193).
A Prefeitura apela á população para que ofereça seus serviços de voluntariado às diferentes necessidades da situação. Os interessados devem procurar a Central, que é coordenada pela secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Fernanda Mota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário