terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Município da Serra investe no setor rural

Uma das ações foi o Programa Patrulha Agrícola
Em 2013, a Secretaria de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap) realizou diversas ações para impulsionar o setor rural da Serra. 
Marcos Ribeiro/ PMSHouve investimento na aquisição de máquinas
Entre elas está a reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. A partir da criação do conselho, foi possível captar R$ 200 mil por meio de parceria com o Governo do Estado para a compra de equipamentos que serão usados na apicultura, implementos para tratores, aquicultura e de um caminhão, que será usado para o transporte de alimentos utilizados na merenda escolar.
Outra medida que merece destaque é o incentivo à participação de agricultores familiares no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para isso, foi realizado o levantamento dos interessados e dos alimentos produzidos.
Também foi realizada a qualificação de mais de 250 produtores e agricultores rurais do município.
Houve investimento na aquisição de máquinas agrícolas para incentivar o aumento da produtividade e da qualidade do café.
E foi implantado o programa Patrulha Agrícola Mecanizada, com o objetivo de prestar serviços nas propriedades rurais e agricultores familiares do município.  Entre os equipamentos disponíveis estão trator, retroescavadeira e motoniveladora.
Além disso, foi realizada a conservação e a manutenção de mais de 430 quilômetros estradas. Entre os bairros atendidos estão Putiri, Nova Almeida, Muribeca, Calogi e Queimados.  A Seap também elaborou projetos executivos para a pavimentação de estradas rurais por meio do Programa Caminhos do Campo, do Governo Estadual.
Conheça outras ações importantes:
- Alteração do quadro funcional da Seap
- Recadastramento rural do município
- Realização da Expo Serra, evento em comemoração ao Dia do Produtor Rural
- Elaboração de minuta para adequação da Lei de Serviço de Inspeção Municipal (SIM), entre as ações relacionadas estão a contratação de médico veterinário e discussões com Ministério Público e Vigilância Sanitária
- A Prefeitura irá desapropriar o terreno para a construção da Unidade de Beneficiamento de Pescados, em Jacaraípe. O espaço deve regularizar a venda de pescados e abrir novos mercados. É voltado para associações de pescadores 

CRÉDITOS: Secretaria de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca | 30/12/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário