terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Ponto Vitória informa a que horas os ônibus passam no ponto


Samira Gasparini
Mulher sobe em ônibus parado no ponto
O Ponto Vitória é um serviço oferecido aos usuários do transporte público da capital pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) que informa a previsão dos horários em que os ônibus passarão nos pontos de parada.
A consulta, pela internet, pode ser feita de qualquer lugar e a qualquer hora, com dados sempre atualizados diretamente do sistema de monitoramento da frota que compõe o serviço municipal de transporte coletivo.
A previsão dos horários é obtida por meio dos módulosGPS (Sistema de Posicionamento Global) instalados em todos os ônibus que operam as linhas municipais e por informações fornecidas pelas empresas permissionárias.
O serviço disponibiliza ao cidadão melhor controle sobre os horários das linhas de ônibus que utiliza diariamente em cada ponto da cidade, permitindo ao usuário seguir para o ponto de parada restando poucos minutos para o embarque. Dessa forma, o Ponto Vitória proporciona mais conforto e segurança aos cidadãos.

Como funciona?

Ao abrir a página do Ponto Vitória, o cidadão primeiramente precisa identificar o ponto de parada de seu interesse. Para isso, há as opções de consulta por uma palavra-chave ou referência, pelo número de identificação do ponto, ou, ainda, por meio de um mapa que pode ser acionado na tela principal.
A partir da seleção do ponto de ônibus, o sistema exibirá as linhas que atendem o local. Ao clicar sobre a linha de interesse, o Ponto Vitória exibirá os tempos estimados de passagem dos próximos ônibus pela parada selecionada. O número de identificação do veículo que atende a linha também é mostrado.
Em virtude das atualizações constantes dos dados de localização, as estimativas de tempo de espera têm alto grau de acerto, com diferenças que chegam, em média, a dois ou três minutos (margem de erro), segundo testes realizados pela empresa desenvolvedora da tecnologia.

O que pode interferir na previsão dos horários?

A previsão correta dos horários de ônibus pelo serviço Ponto Vitória poderá sofrer interferências e apresentar falhas em virtude de alterações repentinas nas condições de fluidez do trânsito, devido a, por exemplo, acidentes, início de obras nas vias públicas, desvios e aumento anormal do fluxo de veículos.
Outros fatores que também podem alterar a precisão do Ponto Vitória são problemas ou defeitos de funcionamento do módulo de transmissão de localização do veículo (GPS); quebra de veículo; ausência de atualização ou de associação pela empresa permissionária do veículo que opera na linha; passagem do veículo por área não coberta por sinal GPRS (celular); falha na comunicação do satélite e eventual falha no sistema de processamento de dados do servidor, entre outros. Portanto, os resultados exibidos pelo sistema Ponto Vitória são previsões.
A Prefeitura de Vitória não se responsabiliza por eventuais danos ou prejuízos que possam decorrer da interrupção ou ocorrência de falhas no sistema, bem como de erros de informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário