sábado, 28 de dezembro de 2013

A FEIRA ORGÂNICA DA AGRICULTURA FAMILIAR DEPOIS DAS CHUVAS TORRENCIAIS DESTE MES DE DEZEMBRO.



                 Hoje, sábado, 28 de dezembro de 2013, a Feira Orgânica da Agricultura Familiar da Praia da Costa, Vila Velha, que normalmente tem 19 barracas, estava com 12.
                 As chuvas que caíram em todo Estado também trouxe problemas para os produtores e produtoras de Santa Maria de Jetibá, de onde vem 16 das 19 barracas.
                 A informação era de que todos haviam perdido produção no campo, produção que estava para ser colhida. Os que não vieram tinham pouca mercadoria e o custo do trabalho no deslocamento não iria compensar. A alternativa foi o de repassar o pouco para quem viesse. Assim eles, os que ficaram, não teriam algum dinheiro para levar a vida. Um comportamento lindo e de solidariedade que estes produtores e produtoras cultivam todos os dias, o ano todo.
                 Uns vão poder nos ofertas os seus produtos daqui uns dois meses, outros um tempo um pouco maior. Mas esta gente do meio rural está acostumada com as intempéries da Natureza. Eles são os parceiros do meio ambiente e nossos aliados. Além de nos entregarem produtos limpos de venenos e de adubos químicos, eles não poluem o meio ambiente. Não sujam com pesticidas as águas dos pequenos córregos que quando chega na Grande Vitória tem o nome de Rio Jucu, é dele que nos servimos para preparar os nossos alimentos e beber a nossa sagrada água.
                No próximo sábado vamos nos encontrar novamente embaixo do vão da Terceira Ponte, na Praia da Costa, Vila Velha.
Abaixo algumas fotos que fiz no meio da manhã, logo após o movimento maior da Feira. No próximo sábado, vamos nos encontrar nA FEIRA ORGÂNICA DA AGRICULTURA FAMILIAR DEPOIS DAS CHUVAS TORRENCIAIS DESTE MES DE DEZEMBRO.









                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário