sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Vigilância Sanitária de Linhares orienta sobre os cuidados pós alagamentos, principalmente com a Leptospirose


[ Por Hiúla Gomes | 27/12/2013 ]
Os cuidados com a saúde pública se fazem necessários, principalmente quando a população entra em contato com a água contaminada.
LEPTOSPIROSEEm virtude das fortes chuvas e alagamentos registrados no município nas últimas semanas a Vigilância em Saúde - Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, orienta sobre os cuidados que as pessoas que tiveram contato com as águas das enchentes devem tomar.

Os cuidados com a saúde pública se fazem necessários, principalmente quando a população entra em contato com a água contaminada, que pode causar desde diarréias até doenças mais graves como a Leptospirose. Neste caso, os cuidados se limitam à prevenção, já que não existe vacina contra esta doença.

Segundo a superintendente da Vigilância em Saúde, Ana Teixeira, a intenção é orientar sobre os cuidados de higiene a serem adotados para evitar possíveis doenças e garantir a segurança dos moradores que tiveram suas casas invadidas pelas águas das enchentes ao retornarem para suas casas.
 

Segue algumas orientações sobre cuidados a serem tomados após as enchentes: 
 
O que é a leptospirose
- É uma doença causada por uma bactéria presente na urina de roedores (ratos, ratazanas e camundongos) que se espalha pela água de enchente, lama e esgoto. Esta bactéria pode entrar na pele da pessoa com ou sem ferimentos e ainda não existe vacina contra ela.
 

Quais os sintomas da leptospirose
- Os principais sintomas são febre, calafrios, diarreia, vômitos, dor no corpo, dor muscular, urina escura, olhos e pele amarelados, cansaço, fraqueza, falta de apetite, entre outros.
- Caso apresente algum destes sintomas, procure imediatamente um serviço de saúde e informe que teve contato com água de enchente.
- Pessoas que possuem ferimentos que foram expostos à água de enchente devem procurar um serviço de saúde para verificar o caso. Ainda não existe vacina contra a leptospirose, por isto a prevenção é a melhor escolha.

Cuidados ao voltar para casa 
- Ao voltar para casa, alguns cuidados são importantes para evitar doenças e acidentes com animais peçonhentos.
- Verifique a presença de animais peçonhentos.
- Entre em casa com cuidado. Animais peçonhentos, como serpentes, aranhas ou escorpiões, podem estar escondidos.
- Bata os colchões e sacuda lençóis, roupas, calçados e toalhas (com cuidado) antes de usá-los.
- Nunca toque neles, mesmo que pareçam estar mortos!
- Nunca enfie a mão em buracos ou frestas. Use um cabo de vassoura ou similar. 

Em caso de picada: 
- Procure o atendimento médico mais próximo, o mais rápido possível.
- Nunca faça torniquete ou garrote no local
- Lave o local da picada com água e sabão
- Se possível, levar o animal para identificação, em segurança
- Procure ficar calmo e com o membro picado mais alto que o resto do corpo. 


Limpeza da casa: 

- Antes de começar a limpeza, coloque calça comprida, botas e luvas! Se não tiver botas e luvas, coloque em cada mão e em cada pé dois sacos plásticos amarrados para tentar evitar o contato da pele com a água contaminada.
- Será necessário retirar a lama e lavar o chão, paredes e objetos. Depois desinfectar usando uma solução de 1 litro de água sanitária para cada 4 litros de água. Umedeça os panos e limpe cada ambiente. 


Cuidados com a água para o uso doméstico 
-Nas enchentes, o sistema doméstico de armazenamento de água pode ser contaminado, sendo necessária sua desinfecção. A limpeza dos reservatórios se faz necessária, mesmo quando os mesmos não são atingidos diretamente pela água da enchente, pois a rede de distribuição de água, freqüentemente, apresenta vazamentos. Durante a enchente, se faltar água nos canos, os locais de vazamentos permitem a entrada de água poluída na rede, contaminando os reservatórios. Para limpar e desinfetar o reservatório (caixa d'água) recomenda-se:
- Esvaziar a caixa d'água e lavá-la, esfregando bem as paredes e o fundo. Não esquecer que se deve usar botas de borracha e luvas nesta atividade;
- Esvaziá-la completamente, retirando toda a sujeira, utilizando pá, balde e panos;
- Após concluída a limpeza, colocar 1 litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água do reservatório;
- Abrir a entrada para encher a caixa com água limpa;
- Após 30 minutos, abrir as torneiras por alguns segundos, com vistas à entrada da água com solução na tubulação doméstica;
-Aguardar 4 horas para a desinfecção do reservatório e canalizações;
- Abrir as torneiras, podendo aproveitar a água para limpeza em geral de chão e paredes, não utilizando para beber nem para preparar alimentos.
 


Cuidados na limpeza da lama residual das enchentes 
- A lama das enchentes tem alto poder infectante e nestas ocasiões fica aderida aos móveis, paredes e chão. Recomenda-se então retirar essa lama (sempre se protegendo com luvas e botas de borracha) e lavar o local, desinfetando a seguir com uma solução de água sanitária na seguinte proporção: para um balde de 20 litros de água, adicionar 4 xícaras de café (copinhos de 50 ml) de água sanitária.

Cuidados com os alimentos 
Nas enchentes, é essencial a atenção aos alimentos que entraram em contato com as águas da enchente, pois poderão ser contaminados. O ideal como prevenção é armazená-los em locais elevados, acima do nível das águas. Se isto não foi possível, recomenda-se:

- Manter os alimentos devidamente acondicionados, fora do alcance de roedores, insetos ou outros animais;
- Lavar freqüentemente as mãos com água tratada antes de manipular os alimentos;

Alimentos em estado natural:
- frutas em geral, verduras, legumes, arroz, feijão, soja, ervilha, etc. devem ser inutilizados, pois sofrem transformações quando em contato com as águas da enchente;
- carnes, peixes, leite, ovos, pão, açúcar, café, manteiga, etc., devem ser inutilizados, pois se contaminam facilmente pelas águas, além da natureza de suas embalagens, que geralmente são de plástico ou papel; portanto, é perigosa qualquer tentativa de aproveitamento dos mesmos.

Alimentos preparados:
- Lingüiça, mortadela, queijos, etc. deverão ser também inutilizados após o contato com as águas, pois sua contaminação é total, devido ao tipo de embalagem, geralmente de plástico ou papel; 

Alimentos enlatados:
As latas que tiveram contato com lama ou água de enchente independente do estado de conservação, devem ser desprezadas. 
- See more at: http://www.linhares.es.gov.br/Noticias/Noticias.aspx?id=4391#sthash.Ee3lyijN.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário