sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

População deve ficar atenta aos sintomas de doenças


O contato com a água das chuvas pode causar hepatite, leptospirose e outras doenças
Simone Delevedove
Apesar de ainda não haver diagnóstico de doenças causadas por contaminação de água da chuva, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para os principais sintomas dessas doenças, como febre, dores de cabeça e nos músculos. Os sintomas podem começar a aparecer em até 15 dias aproximadamente.
Marcos Ribeiro/PMSContato com água das chuvas deve ser evitado
As principais doenças que podem ser contraídas por contato com água de enchentes e alagamentos são: leptospirose, hepatite, febre tifóide e diarréia.

Aos primeiros sintomas, a população deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e nos casos mais graves as Unidades de Pronto Atendimento 24 horas de Carapina e Serra Sede.
Uma das doenças a leptospirose é transmitida pelo contato com a urina de ratos contaminados com a bactéria leptospira. Se não for diagnosticada logo, a leptospirose pode levar a óbito.

O contato com a água da chuva pode causar também hepatite A  e febre tifóide. A bactéria que transmite essas doenças é encontrada em fezes de animais.

De acordo com a superintendente da Vigilância em Saúde, Camila Rezende, a principal recomendação é evitar ao máximo o contato com a água contaminada e seguir os procedimentos de higiene e limpeza da residência.
"Evite pisar em locais inundados por água de chuva. Caso seja inevitável e se surgir algum sintoma, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua residência", alerta.
Ela também ressalta a necessidade de evitar recipientes que acumulem água de chuva, pois a água parada cria condições favoráveis para a proliferação do mosquito da dengue.
Outra recomendação importante é não ingerir alimentos que entraram em contato com água da enchente. “Se a casa foi alagada, nada pode ser consumido”, alerta Camila.
Principais doenças causadas pelo contato com água contaminada
Leptospirose: doença infecciosa grave causada pela bactéria leptospira, eliminada principalmente pela urina dos ratos. A transmissão acontece por meio de contato com água ou lama contaminada. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dor na panturrilha, fraqueza, sangramentos na pele e mucosa e insuficiência renal.

Diarreia: pode ser causada por vírus ou bactérias, devido a ingestão de água ou alimentos contaminados. Aumento do número de evacuações, dor de barriga, vômito e náuseas são sintomas da doença.

Hepatite A: é uma doença que atinge o fígado, transmitida por meio de água ou alimentos contaminados. Tem como sintomais: perda de apetite, febre, dores de cabeça, dor abdominal, mucosas e pele com cor amarelada e fezes brancas.
Febre tifoide: causada pela bactéria salmonella typhi, está relacionada a condições ruins de saneamento básico ou higiene pessoal. A febre tifoide é uma doença infecciosa considerada grave, que apresenta constante febre, alterações intestinais, se não tratada, pode ocorrer uma confusão mental e levar à morte. A principal forma de contágio é pela ingestão de água e alimentos contaminados através do contato com urina ou fezes humanas contendo a bactéria. Pode ocorrer por contágio direto pela mão levada à boca, em situações de mão suja de fezes, urina e secreção respiratória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário