sábado, 28 de dezembro de 2013

Moradores da Serra começam a retornar às suas casas


Colchões, alimentos, material de limpeza e higiene pessoal são prioridades
Renata Salgueiro
Algumas famílias serranas começaram a voltar as suas casas após as águas das chuvas baixarem. Foram desativados os abrigos do bairro de Nova Almeida.
Mesmo assim, na Serra ainda são 1600 pessoas desabrigadas que estão divididas nos 13 abrigos abertos pela Prefeitura. Além destes, temos cerca de 14 mil desalojados.
A recuperação asfáltica (operação tapa-buraco) foi iniciada em todo o município, além dos serviços de limpeza de valões e utilização de caminhões de alta pressão para fazer o escoamento de água em pontos de alagamentos.

Equipes daDefesa Civil, das secretarias de Obras, Serviços e Saúde fazem plantão 24 horas e servidores do município têm atuado voluntariamente para ajudar as vítimas da chuva.

As regiões mais afetadas por alagamento são a Grande Jacaraípe: São Patrício, Bairro Lagoa, Bairros das Laranjeiras, Enseada de Jacaraípe, e Grande Carapina: Jardim Carapina, Sete Bicas, Sossego, Central Carapina, José de Anchieta II e III.

Em cada abrigo há uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Nesses locais, os profissionais fazem avaliação clínica, notificação de doenças e vacinação. Casos de urgência e emergência serão encaminhados para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Carapina e de Serra Sede.  Os atingidos recebem ainda acompanhamento de assistentes sociais.

O morador que precisar acionar a Defesa Civil pode entrar em contato por meio dos telefones 199, 3338-1756, 99938-9500 (Plantão 24 horas) e 99949-8612 (Coordenação). Também é possível solicitar o serviço por meio do telefone 190, do Ciodes.

Doações

Para ajudar às vítimas das chuvas que estão em abrigos é só entregar sua contribuição no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe e no Ginásio de Esportes, em Serra Sede, das 08 às 18 horas. Neste momento, a maior necessidade é de colchões, alimentos não perecíveis,  material de limpeza e de higiene pessoal.

Locais de doação:
Pró-Cidadão
Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Portal de Jacaraípe

Ginásio de Esportes
Rua Maestro Antônio Xavier, s/n, Serra Sede

CRÉDITOS: Coordenadoria de Governo | 27/12/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário