segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

REMÉDIOS PODEM SER ADQUIRIDOS NAS UNIDADES DE SAÚDE E NA FARMÁCIA MUNICIPAL DE COLATINA



30/12/2013 - Com as enchentes, muita gente perdeu medicamentos em casa. O coordenador das Estratégias de Saúde da Família (ESF) e de Agentes Comunitários de Saúde (Eacs), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Gustavo Cielli, informou, que as unidades de saúde da zona urbana que retornaram com o atendimento, podem ser procuradas para cedê-los.
Já temos 80% das unidades da zona urbana funcionando novamente. As que têm estrutura para ter os medicamentos, devem ser procuradas, assim como a Farmácia Municipal, em frente ao Hortifrutti, no centro da cidade”, explicou.
A Prefeitura conta com pontos de abrigo nas Escolas Frei Isaías Leggio de Raguza (Bairro São Brás), Escola São Marcos (Novo Horizonte), Igreja Católica de São Marcos, Centro de Educação Infantil Municipal Bairro Nossa Senhora Aparecida, Escola Adwalter Ribeiro Soares (Vila Lenira), Associação de Moradores do Bairro Aparecida e Escola Marcelo Corrêa (Centro). 
Para atendê-los, a Semus tem uma equipe móvel, formada por um médico e um enfermeiro, e com medicamentos (como antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos). Como São Marcos não tem ESF, é a equipe móvel que atende. 
Porém, a orientação da Semus é que mesmo com as unidades, as referências continuam sendo os hospitais, a Policlínica e o Pronto Atendimento (PA) da Santa Casa. Principalmente sábado e domingo, porque as unidades de saúde ficam fechadas. 
Em atendimento à Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), será feito um levantamento de medicamentos para abastecer o estoque, devido às condições e necessidades atuais, que podem trazer doenças, devido à sujeira e lama. 
A Semus alerta que as pessoas devem ficar atentas para sintomas como dor de cabeça e febre, e se necessário, procurarem o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário