segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Dragas irão trabalhar em três frentes nos rios Jucu e Marinho

Nesta terça-feira (31), começa a funcionar a primeira draga que fará o desassoreamento da foz do Rio Jucu.  Ao todo serão três dragas, que vão trabalhar em três locais. A primeira vai atuar da ponte da Madalena até a foz do rio Jucu. A segunda vai da ponte da Madalena até a ponte da Rodosol. A terceira vai trabalhar no braço do rio Marinho, entre Vila Velha e Cariacica.

Cada draga dessas vai retirar, por hora, três mil metros cúbicos de areia, detritos e entulhos. O objetivo do trabalho é retirar a areia do fundo do rio, aumentando a vazão das águas, e com isso facilitando que elas sigam para o mar. Um dos objetivos deste trabalho também é facilitar que as águas escoem e baixem nos bairros mais atingidos pelos alagamentos. 

As intervenções da Prefeitura já permitiram que as águas baixassem uma média de 31 cm nas últimas 24 horas. A cota do rio Jucu, que estava em 2,83 m, passou para 2,52 m. Essas intervenções permitiram a abertura das comportas do rio Jucu.

Ações que a Prefeitura vem desenvolvendo para baixar as águas nos pontos de alagamentos:

Medidas para baixar as águas nos bairros da Região do Guaranhus

- Onze bombas estão em funcionamento no Dique do Rio Jucu com a capacidade de bombear 10 milhões de litros de água por hora, o que equivale a quatro piscinas olímpicas.

- Foi aberto um novo canal ligando a planície da região do Guaranhuns, nas proximidades do bairro Pontal das Garças, até o Rio Marinho.

- A Prefeitura regulou a vazão das águas do Rio Formate (Cariacica) que eram lançadas no Rio Marinho (Vila Velha).
 
- A Prefeitura vai criar um canal dentro da Reserva de Jacarenema, com uma nova ligação entre o Canal Guaranhuns e o Rio Jucu. Embaixo da Rodovia do Sol serão colocados tubos de ferro fundido com 90 cm de diâmetro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário