domingo, 29 de dezembro de 2013

ChuvanoES: Arquivo Público recomenda medidas de recuperação de documentos atingidos pelas chuvas

Durante as chuvas que atingiram o Espírito Santo algumas instituições que possuem acervosdocumentais sofreram alagamentos, tais quais cartórios, fóruns e prefeituras municipais. Muitosmoradores das cidades afetadas também perderam ou tiveram seus documentos pessoaisprejudicados. O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), com base nas “Recomendaçõespara o resgate de acervos arquivísticos danificados por água”, do Conselho Nacional de Arquivo(Conarq), destaca algumas medidas emergenciais para a recuperação dos documentos. É importantedestacar que estas são recomendações iniciais até que seja possível uma orientação mais adequadade especialistas na área de conservação.

 
Conarq ressalta que um dos erros mais recorrentes quando se trata de documentos molhados é a exposição ao sol. Acervos atingidos pela água devem ser secos à sombra, para não causar danos às fibras, por oxidação, considerados irreversíveis. Também não é recomendável utilizar lâmpadas como fonte de calor para acelerar a secagem. Pode-se também entrefolhar com papel do tipo mata-borrão os documentos manuscritos ou impressos. Na sua falta, utilizar papel toalha ou outro tipo de papel absorvente de cor branca. O manuseio deve ser feito com cuidado, para evitar rasgos, considerando a baixa resistência física e mecânica do suporte. 
 
Em documentos avulsos podem ser usados secadores elétricos, como os para secagem de cabelos,que tenham as opções de temperatura baixa e média. Este procedimento é mais indicado parapequenas quantidades. Quando for identificado algum tipo de mancha ou odor nos documentos, eles devem ser isolados dos demais, pois pode indicar a proliferação de microrganismos. O coordenador de preservação do acervo do APEES, Sérgio de Oliveira Dias, ressalta que o melhor tratamento é a ventilação: “Os papéis devem ser colocados em local bem iluminado e arejado. Se houver ventiladores e desumidificadores eles devem ser ligados”. 
 
O diretor-geral do Arquivo Público, Agostino Lazzaro, afirma que o órgão está à disposição da comunidade para prestar as orientações necessárias no que se refere ao resgate e preservação dos documentos dos municípios capixabas atingidos pelas enchentes. “É importante que as instituições entrem em contato com o Arquivo do Estado para que possamos analisar os casos específicos e recomendar a melhor forma de limpeza e recuperação dos acervos” afirma. 
 
Serviço:
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Rua 7 de Setembro, nº 414, Centro, Vitória
Contato do Coordenador de Preservação do Acervo

Sérgio de Oliveira Dias - 988498533

Nenhum comentário:

Postar um comentário