terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Abrigo busca dar o mesmo conforto de uma casa

omens, mulheres, adultos e crianças, em alguns casos, estão vivendo há mais de quinze dias no abrigo municipal localizado na escola João Calmon, localizado no bairro Praia das Gaivotas. São pessoas foram vítimas das fortes chuvas que cairam em Vila Velha no mês de dezembro.
 
O abrigo tem 15 dormitórios, quadra de esporte, área de lazer, oito banheiros, refeitório e sala de TV para atender as necessidades básicas dos 237 desabrigados que ainda se encontram no local, sendo 74 crianças, 73 homens adultos e 90 mulheres adultas. Desde o dia 22 dezembro, 373 pessoas já se abrigaram na unidade de ensino.
 
Se a pessoa sair para trabalhar, por exemplo, o horário de retorno ao abrigo é até as 20 horas, exceto se o período de serviço for comprovadamente noturno. Já o horário para banho são dois: das 7 às 10 horas e das 15 às 17 horas.
 
Ao longo do dia, além de receber atendimento na área de saúde, as crianças se divertem com as atividades propostas por pedagogas, como brincadeiras lúdicas e educativas.
 
Os abrigados recebem todos os dias alimentos ricos em fibras, proteína, sais minerais, vitaminas, lipídios e carboidratos. Segundo a nutricionista Juliane Tavares, “os alimentos são preparados por uma equipe de dez cozinheiras com o intuito de suprir todas as necessidades nutricionais desses indivíduos”.
 
Refeições - Ao longo do dia são servidas cinco refeições: café da manhã, das 7 às 8h30; lanche para as crianças, 9h30;  almoço, das 11h30 às 13 horas; lanche da tarde, das 15 às 16 horas; jantar, das 18h30 às 19h30.
 
“Claro que não é o mesmo conforto de casa, mas estamos sendo muito bem tratados aqui”, informou Hermógenes Manuel de Santos, morador do bairro Jockey de Itaparica, que está a nove dias no abrigo junto com sua esposa.
 
Quando do retorno para casa ou quando segue para residência de parentes e amigos, o cidadão leva consigo colchão, travesseiro, kit de roupa de cama, roupa, leite, material de limpeza, produtos de higiene pessoal, litros de água potável e duas cestas básicas. 

De acordo com o secretário de Assistência Social Rafael Favatto, “o objetivo é dar o mínimo de condições para o cidadão, que sofreu com as consequências das fortes chuvas, recomece sua vida. Também damos encaminhamento para o munícipe se inscrever em programas sociais municipais, estaduais e federais, como o Bolsa Família”.
 
Além do abrigo de Praia das Gaivotas, a Igreja Batista de Araçás e Unidade Municipal de Educação Infantil Ulisses Álvares, no bairro Ataíde, também estão recebendo desabrigados, totalizando 280 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário