segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

CENTRAL DE APOIO ÀS VÍTIMAS DAS CHUVAS JÁ RETOMOU ATIVIDADES COM VOLUNTÁRIOS HOJE EM COLATINA



30/12/2013 -
A Central de Apoio às Vítimas das Chuvas, que funciona no ginásio de esportes da Ademc (ao lado do Estádio Municipal, no bairro Marista), retornou com suas atividades externas nesta manhã, após a paralisação de ontem, para que os serviços fossem melhor organizados e avaliados.
A movimentação intensa dos últimos 10 dias oriunda das chuvas, acumulou demandas que precisam ser absorvidas com urgência, porque delas dependem outras demandas necessárias para que a Prefeitura dê andamento ao processo de recuperação do município. 
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Semas), foi feita uma triagem e levantamento dos locais e famílias mais atingidas pelas chuvas, tanto da cidade quanto do interior do município. Os últimos levantamentos dão conta que há no município 1858 pessoas desabrigadas e 75 desalojadas. 
A secretária Fernanda Mota disse que o atendimento às famílias não ficou prejudicado, porque uma assistente social e uma equipe da Secretaria ficaram de plantão para alguma situação de emergência. As doações também não foram interrompidas
Desde as 7 horas de hoje foram retomados os serviços de atendimento às vítimas com a entrega de donativos, que como todos os dias só param às 19 horas. Quem chega é logo cadastrado, e encaminhado para um responsável que faz o acompanhamento para o recebimento da cesta básica (alimentos, higiene pessoal e produtos de limpeza), e a escolha de roupas, calçados e outros produtos de primeira necessidade. 
Estimativas da Secretaria apontam que em torno de 50 pessoas por dia procuram a Central. O número ainda é considerado pequeno, entretanto a informação é que muita gente está sendo atendida também no ponto de apoio que está funcionando na Igreja Católica de São Silvano, e sete abrigos espalhados pela cidade.
A Prefeitura conta com pontos de abrigo nas Escolas Frei Isaías Leggio de Raguza (Bairro São Brás), Escola São Marcos (Novo Horizonte), Igreja Católica de São Marcos, Centro de Educação Infantil Municipal Bairro Nossa Senhora Aparecida, Escola Adwalter Ribeiro Soares (Vila Lenira), Associação de Moradores do Bairro Aparecida e Escola Marcelo Corrêa (Centro). 
Muitos produtos continuam sendo doados e chegando na Central de Apoio, porém há ainda a necessidade de uma infinidade deles, principalmente alguns especiais devido à situação de pessoas com problemas de saúde, como é o caso de leite desnatado e adoçante, que praticamente não há nenhum estoque.
Mais produtos
Além dos produtos básicos, também estão sendo solicitados pela Secretaria:
Alimentos: biscoito, fubá, açúcar, trigo, café, macarrão e alho.
Higiene pessoal: toalha de banho, pasta/escova de dente, absorvente, mamadeira, chupeta, gel antisséptico, Presto barba, escova/pente de cabelo e fraldas M, G e Extra G infantil e adulto.
Limpeza: detergente, pano de chão, desinfetante, sabão em pó e pedra, baldes, buchas de lavar vasilha e roupa, escova de lavar roupas e palha de aço.
Central 
A Central de Apoio funciona das 7 às 19 horas. Além de receber donativos, também pode ser procurada por pessoas que ainda não tiveram a visita das equipes da Assistência Social, ou da Defesa Civil. Em caso de urgência, o morador deve ligar para a Defesa Civil (27) 3723-4773 ou (27) 99883- 0305, ou o Corpo de Bombeiros (193).
A Prefeitura apela à população para que ofereça seus serviços de voluntariado às diferentes necessidades da situação. Os interessados devem procurar a Central, que é coordenada pela secretária Fernanda Mota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário