segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

EM VILA CVELHA Mais uma bomba d’água será instalada no dique

Mais uma bomba d’água será instalada no dique

Na tarde desta segunda-feira (29), a Prefeitura de Vila Velha irá instalar mais uma bomba d’água com capacidade de dragar 3,5 milhões de litros de água por hora do Canal Guaranhuns. O novo equipamento irá aumentar em 40% a vazão de água em relação às outras 11 bombas já instaladas no dique do canal.

As bombas já em funcionamento estão bombeando 12 milhões de litros de água por hora, volume equivalente a 12 mil caixas d’água de mil litros. Além disso, duas das três comportas do dique do Canal Guaranhuns estão abertas.

A previsão de a nova bomba começar a funcionar é nesta terça-feira (31). As intervenções da Prefeitura permitiram que as águas baixassem 31 cm nas últimas horas.).

Dragas irão trabalhar em três frentes no Rio Jucu
Nesta terça-feira (31), começa a funcionar a primeira draga que fará o desassoreamento da foz do Rio Jucu.  Ao todo serão três dragas, que vão trabalhar em três locais. A primeira vai atuar da ponte da Madalena até a foz do rio Jucu. A segunda vai da ponte da Madalena até a ponte da Rodosol. A terceira vai trabalhar no braço do rio Marinho, entre Vila Velha e Cariacica.
Cada draga dessas vai retirar, por hora, três mil metros cúbicos de areia, detritos e entulhos. O objetivo do trabalho é retirar a areia do fundo do rio, aumentando a vazão das águas, e com isso facilitando que elas sigam para o mar. Um dos objetivos deste trabalho também é facilitar que as águas escoem e baixem nos bairros mais atingidos pelos alagamentos.
As intervenções da Prefeitura já permitiram que as águas baixassem uma média de 31 cm nas últimas 24 horas. A cota do rio Jucu, que estava em 2,83 m, passou para 2,52 m. Essas intervenções permitiram a abertura das comportas do rio Jucu.
 Ações que a Prefeitura vem desenvolvendo para baixar as águas nos pontos de alagamentos:
Medidas para baixar as águas nos bairros da Região do Guaranhus

- Onze bombas estão em funcionamento no Dique do Rio Jucu com a capacidade de bombear 10 milhões de litros de água por hora, o que equivale a quatro piscinas olímpicas.

- Foi aberto um novo canal ligando a planície da região do Guaranhuns, nas proximidades do bairro Pontal das Garças, até o Rio Marinho.

- A Prefeitura regulou a vazão das águas do Rio Formate (Cariacica) que eram lançadas no Rio Marinho (Vila Velha).

- A Prefeitura vai criar um canal dentro da Reserva de Jacarenema, com uma nova ligação entre o Canal Guaranhuns e o Rio Jucu. Embaixo da Rodovia do Sol serão colocados tubos de ferro fundido com 90 cm de diâmetro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário