quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Itapemirim inicia projeto “Equoterapia” para alunos matriculados na Educação Inclusiva



O município de Itapemirim, por meio da secretaria de Educação, deu início, em novembro, ao projeto “Equoterapia” para atender alunos matriculados na educação especial.  O projeto tem como objetivo proporcionar ao paciente o desenvolvimento de suas potencialidades, respeitando seus limites e visando sua integração na sociedade, com benefícios físicos, psicológicos, educativos e sociais.

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo, dentro de uma abordagem transdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou com necessidades especiais, segundo a Associação Nacional de Equoterapia.

A secretária de Educação e vice-prefeita, Viviane Peçanha, afirma que este é mais um projeto para complementar a educação do município. “A equoterapia vai favorecer o aprendizado do nosso aluno de inclusão. O praticante é favorecido pelo ambiente, a troca afetiva com o animal, além de trabalhar a segurança e a autoconfiança. Isso trará benefícios enormes para o processo de aprendizagem do aluno”, diz.

O projeto acontece no Parque de Exposições do município, com parceria do Clube do Cavalo. “O projeto está em fase de implementação e a expectativa para 2014 é de atender toda a demanda de alunos com necessidades especiais, lembrando que devem estar matriculados na Educação Inclusiva”, explica a terapeuta responsável pelo projeto, Aline Bini Araújo.

Luana Lino, mãe de um dos alunos atendidos pelo projeto, disse já perceber melhoras na socialização e concentração do filho, refletindo nas tarefas escolares. “Estamos felizes e agradecidos à atual administração, pois é um projeto ousado, nunca foi feito. Nossas crianças precisavam disso”, afirma.

“Projetos desse tipo só vêm a acrescentar. Fico feliz em saber que a procura está grande e que as mães já estão vendo resultados positivos em seus filhos”, finaliza o prefeito Dr. Luciano de Paiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário