(23/12/13) 
Equipe da Defesa Civil Municipal atuando em resgate de famílias que tiveram que deixar suas residências por conta dos deslizamentos
Fabricio Ribeiro
Comunicação Santa Maria de Jetibá
Às vésperas do Natal, nesta segunda-feira (23), Santa Maria de Jetibá está numa situação de caos, devidos as fortes chuvas que castigam incessantemente o Espírito Santo, que já decretou Estado de Emergência. A região serrana é uma das mais atingidas.
Já são mais de 600 pessoas desalojadas e desabrigadas em Santa Maria. Três pessoas vítimas de soterramento estão internadas no Hospital, mas sem risco de morte. No Estado todo são 25 mil afetados. E os pedidos de socorro não param de chegar na Defesa Civil Municipal. O volume é tanto que as solicitações que envolvem risco de morte estão sendo priorizadas pelo atendimento.

São mais de 200 pessoas mobilizadas para atender as ocorrências: bombeiros voluntários, bombeiros militares, servidores municipais, voluntários, entre outros. Operadores de máquinas retiram barreiras de estradas por todo o município. Há grupos de moradores que também estão desbloqueando estradas.
Estado de Emergência
Com alagamentos e deslizamentos ocorrendo em praticamente todo o seu território, Santa Maria está sem abastecimento de água e o fornecimento de energia está irregular.
Toda essa situação forçou o prefeito Eduardo Stuhr decretar Estado de Emergência no último sábado. Isso permite agilizar as ações da Prefeitura para enfrentar a situação.
Barreiras tomaram conta de estradas dando muito trabalho para a desobstrução
O coordenador da Defesa Civil, Romeu Berger, relatou que nos últimos dias a chuva tem sido intensa em Santa Maria. Só desta sexta-feira (20) até o início desta segunda-feira (22) foram cerca de 400 mm de chuvas, índice muito acima do previsto para o mês.

Das 600 pessoas diretamente afetadas, a maioria está em casa de parentes e amigos. Assistidas pela Prefeitura estão 12 pessoas na Escola de São Luís e 6 no Ginásio de Esportes do centro.
Há três pessoas que foram resgatadas de um soterramento na Serra do Gelo internadas no pronto-socorro do Hospital Concórdia. As informações apontam que não correm risco de morte.
Uma carga de água potável e alimentos estão sendo enviada pela Campanha de Ajuda aos Afetados que está sendo organizadas a partir da capital Vitória. E para quem quiser doar roupas, alimentos em Santa Maria pode se dirigir ao Ginásio de Esportes no centro.
Também na agricultura a cidade está muito impactada. Plantações inteiras em vários pontos estão perdidas e algumas granjas foram atingidas.
Moradores observam o Rio São Luís que Transbordou na Avenida Frederico Grulker (centro) no sábado, no domingo e na manhã de hoje (23)
Contatos
Defesa Civil Municipal
Endereço: Rua Hermann Roelke, 326 – Centro – Santa Maria de Jetibá – Telefone: (27) 3263-1878
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 17:00 horas.
Sábados, domingos e feriados plantão com os Bombeiros Voluntários pelo telefone (27) 99882-4235.
Nenhum comentário:
Postar um comentário