segunda-feira, 4 de março de 2013

Granitos exóticos atraem árabes ao Brasil, Espirito Santo


Importadores do Oriente Médio participaram da Vitória Stone Fair, feira que ocorre no Espírito Santo, da qual a Câmara Árabe participa com um estande. A diversidade de produtos agradou aos visitantes.

Isaura Danielisaura.daniel@anba.com.br
Ana Paula Paura/Câmara Árabe 
Câmara Árabe: estande na feira
São Paulo – A Vitória Stone Fair, feira do setor de rochas ornamentais, que ocorreu nesta semana na capital do Espírito Santo, atraiu importadores árabes, que vieram ao Brasil em busca dos granitos e mármores exóticos que o País produz. De acordo com a analista de Negócios da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Ana Paula Paura, que participou da mostra, pelo menos cinco compradores árabes estiveram na feira e todos eles destacaram as pedras diferentes que o Brasil oferece.

"O Brasil oferece diversidade de cores e pedras exóticas", afirma Paura. A Câmara Árabe participou da Vitória Stone Fair com um estande para dar suporte aos importadores árabes que visitaram a feira e também aos brasileiros interessados em fazer negócios com o Oriente Médio. De acordo com Paura, daquela região, a mostra recebeu compradores da Arábia Saudita, Líbano, Palestina e Emirados Árabes Unidos. Eles querem fazer do Brasil, segundo a analista, uma alternativa a fornecedores tradicionais, como Estados Unidos, Canadá e outras nações da América Latina.

Ana Paula Paura/Câmara Árabe 
Expositora da Palestina busca negócios
Além de importadores, a Vitória Stone Fair também teve duas empresas expositoras do mercado árabe, a Verona, da Palestina, e a Phoenician Arts, do Líbano. A companhia palestina importa granito do Brasil e exporta mármore. A libanesa comercializa peças feitas com mosaicos, pedacinhos de mármore e granito, como tapetes, quadros, pisos para borda de piscinas, entre outros. Entre os importadores visitantes da feira estiveram grandes empresas como a Glaze, dos Emirados, distribuidora de rochas ornamentais.

De acordo com informações divulgadas pela organização da Vitória Stone Fair, o Brasil é o oitavo maior exportador de blocos de rochas ornamentais e o quinto em produtos acabados. Esse mercado movimenta US$ 2,1 bilhão por ano, incluindo o comércio interno no País, exportações, insumos, compra de equipamentos, entre outros. O Brasil tem mais de 1, 2 mil variedades de rochas ornamentais e há 12 mil empresas atuando na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário