terça-feira, 19 de março de 2013

Detran|ES é premiado pelo Programa Mais com Menos


O Detran|ES foi um dos órgãos estaduais premiados pelo Programa de Controle e Eficiência do Gasto Público (Mais com Menos na manhã desta terça-feira (19), no Palácio Anchieta, com o certificado de Melhoria na Eficiência dos Gastos.

Para o diretor geral do Detran|ES, Carlos Lopes, receber um prêmio como este é muito gratificante e representa o respeito que o órgão tem com a sociedade capixaba. “Receber o prêmio de Melhoria na Eficiência dos Gastos, do Programa Mais com Menos é realmente uma alegria. Não medimos esforços para atender ao pedido do governador Renato Casagrande, e assim, enquanto órgão público, mostramos à sociedade que é possível fazer um trabalho eficiente sem precisar gastar muito. E o nosso trabalho não para por aí. Vamos em busca de reduzir ainda mais os custos no Detran|ES”, disse.

Durante a solenidade, o vice-governador do Espírito Santo, Givaldo Vieira, apresentou um decreto que inicia a quarta etapa do programa, ampliando e fortalecendo as atividades de controle e eficiência do gasto público nos órgãos do Estado. O documento será assinado pelo governador Renato Casagrande, que viajou à Brasília para defender os interesses do Espírito Santo na questão dos royalties e não pode participar do evento.

O objetivo da medida é garantir que o Estado alcance a meta de contingenciamento de 10% das despesas com custeio – o que representaria uma economia de R$ 158 milhões em 2013. O montante envolve somente o que poderá ser gasto para pagar contas de água, luz, telefone, combustível e despesas semelhantes.

Para o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Aminthas Loureiro Júnior, o Mais com Menos cumpre importante papel educativo. “O programa nos permite intensificar a participação dos servidores na gestão pública, sensibilizando-os para uma mudança nos hábitos de consumo. O que buscamos é um gasto mais eficiente, sem afetar a qualidade dos serviços prestados à população. Mais que os resultados, o programa é fundamental pela mudança cultural”, pontuou.

Também participaram do evento a subsecretária de Administração da Seger, Leila Casagrande, demais secretários de Estado, diretores de autarquias, além dos servidores públicos.

Premiação

Durante a cerimônia, foram certificados os órgãos que obtiveram os melhores resultados no controle e eficiência dos gastos públicos ao longo de 2012, em duas categorias: Melhoria na Eficiência dos Gastos; e Implantação do Sistema de Gestão de Despesas (Siged).

O Siged é utilizado pelos gestores públicos para um melhor controle das despesas com água, luz e limpeza, entre outros. Uma das metas para 2013 é monitorar também por meio do Siged os gastos com passagens aéreas, manutenção de veículos e combustíveis.

Confira os órgãos premiados:
- Melhoria na Eficiência dos Gastos:
Aderes, Apees, Arsi, Aspe, CBMES, Detran, DIO, Esesp, Fames, Idaf, Iema, IJSN, Incaper, IPAJM, Prodest, Seag, Sedes, Sefaz, SEG, Seger, Sesp, SEP, Setop, Setur e Suppin

- Implantação do Sistema de Gestão de Despesas (Siged):
Aderes, Apees, Arsi, Aspe, DIO, Fames, Fapes, Idaf, IJSN, Iopes, IPAJM, Jucees, Prodest, Seag, Sedes, SEG, SEP, Sesp, Setop e Suppin


Mais com Menos

Criado em 2009, o Mais com Menos vem estabelecendo uma cultura de eficiência do gasto público preservando a qualidade da prestação do serviço. A continuidade do programa foi o primeiro ato administrativo do governador Renato Casagrande, realizado em janeiro de 2011. No mesmo ano, houve redução de 3,5% nas despesas com custeio.

As ações do programa são acompanhadas diretamente pelo governador por meio de um relatório gerencial, encaminhado trimestralmente pela Coordenação do Comitê do Programa Mais Com Menos.

O Programa Mais com Menos é avaliado e supervisionado por um comitê gestor composto pelos secretários de Gestão e Recursos Humanos (Seger), que coordena a ação; da Fazenda (Sefaz); de Economia e Planejamento (SEP); e de Controle e Transparência (Secont).



Nenhum comentário:

Postar um comentário