terça-feira, 23 de outubro de 2012

Cachoeiro inicia detalhamento em áreas de risco




As visitas da equipe tiveram início na manhã desta terça-feira (23)
Conhecer minuciosamente cada área de risco de Cachoeiro de Itapemirim e, assim, ter um instrumento de gestão para a prefeitura. Esse é o foco do trabalho que a Defesa Civil Municipal iniciou na prática na manhã desta terça-feira (23), por meio da Acquatool, empresa de Fortaleza, no Ceará, especializada nesse tipo de mapeamento, contratada pelo município via licitação.
O estudo faz parte do Plano Municipal de Redução de Risco. "Na Defesa Civil, já conhecemos todas as áreas de maior demanda em Cachoeiro, mas é preciso sistematizar essas informações, para que elas não se percam. É por isso que estamos trabalhando em parceria com a empresa contratada, levando seus técnicos em cada um desses locais”, explica o coordenador executivo da Defesa Civil de Cachoeiro, Thiago Furtado.
Para realizar o mapeamento, geólogos, engenheiros civis, assistentes sociais, entre outros profissionais, visitam cada região onde podem ocorrer desastres como alagamentos e desmoronamentos.
São analisados fatores como tipo de solo, de relevo e de corte nos terrenos, inclinação das encostas, permeabilidade do solo, proximidade do rio e presença ou não de rochas. Após esse estudo, será feita a classificação de acordo com o risco: baixo, médio, alto e muito alto.
Toda a área urbana e os 10 distritos serão visitados e mapeados até fevereiro de 2013. O recurso para este estudo é do Ministério das Cidades, do governo federal. O mapeamento será utilizado como instrumento de gestão para o município.
“O resultado desse estudo vai ajudar no trabalho de monitoramento por parte da Defesa Civil, e a prefeitura vai poder direcionar ainda mais obras e recursos para essas áreas”, explica Thiago Furtado. O mapeamento será atualizado anualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário