terça-feira, 30 de outubro de 2012

Agrinho leva ética e cidadania para sala de aula



98.471 alunos e 5.387 professores participam do programa em
40 municípios do Espírito Santo

Com uma proposta pedagógica capaz de estimular o desenvolvimento social e a consciência sustentável nas escolas municipais do Espírito Santo, o Programa Agrinho, promovido pelo Senar/ES (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo), em parceria com a Faes (Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo), os Sindicatos Rurais, a Fibria e as Prefeituras Municipais.

Neste ano o programa envolve a participação de 40 municípios, 5.387 professores e 98.471 alunos. O Agrinho é um programa educacional desenvolvido em escolas do meio rural e destina-se a alunos da educação infantil, da educação especial e do ensino fundamental do 1º ao 9º ano. Foi desenvolvido pelo Senar/PR e chegou ao Espírito Santo em 2005.

Segundo Andreia Cristina Vargas Matos, Coordenadora Estadual do Agrinho, a iniciativa contribui para gerar indivíduos críticos que, com o apoio da escola e da comunidade, irão desempenhar ações que permitam a mudança de hábitos e melhoria da qualidade de vida local.

Em 2012 esta sendo desenvolvido o tema Ética e Cidadania, mas os assuntos Meio Ambiente, Saúde, e Trabalho e Consumo também são abordados pelo programa.

Após os municípios fazerem a adesão ao programa, os instrutores do Senar/ES capacitam os professores que vão aplicá-lo junto aos alunos, que ainda recebem cartilhas com conteúdo elaborado de acordo com a categoria em que estiver inserido.

Como forma de incentivar o desenvolvimento do programa, no fim do ano são realizados concursos de desenho e de redação para os alunos e de relato da experiência pedagógica desenvolvida pelos professores. “Os concursos são uma oportunidade de alunos e professores relatarem as experiências vividas durante o programa” conta Andreia Cristina.

São realizados 11 concursos para os alunos, sendo que, nas categorias de alunos da educação especial, educação infantil e de 1º ao 5º ano do ensino fundamental são feitos desenhos, e os alunos das categorias de 6º ao 9º anos fazem redações. Já os professores relatam os trabalhos desenvolvidos com os alunos.

Os desenhos, as redações e o relato de experiência pedagógica melhor classificados serão premiados em solenidade realizada no dia 05 de dezembro no Centro de Convenções do SESC de Guarapari. E os prêmios serão notebooks, tablets, bicicletas, máquinas fotográficas, televisor, bicicleta motorizada, e para o primeiro classificado entre os professores o prêmio será um cruzeiro marítimo com acompanhante.

Mais informações:
Iá! Comunicação/ Camilla Caldeira – (27) 3314-5909// 9953-6272
                         Caroline Csaszar – (27) 9964-4464

Nenhum comentário:

Postar um comentário