quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Em Vila Velha Pedagogos discutem lei com temática afro-brasileira



Texto: Letícia Passos / Foto: Geiza Ardiçon

Pedagogos participam de capacitação em cultura afro-brasileira e africana  - Imagem: Geiza Ardiçon
Durante esta terça-feira (23), todos os pedagogos da rede municipal de ensino estiveram reunidos nos períodos matutino, vespertino e noturno para, juntos, discutirem a implementação da Lei 10.639/03 que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas (e particulares), ressaltando a importância desta cultura na formação da sociedade brasileira. Aproximadamente 200 pedagogos participaram do encontro, realizado no auditório do Centro de Capacitação e Treinamento do Ensino Fundamental (Titanic).

Na oportunidade, os profissionais puderam trocar informações e apresentar ações e projetos realizados nas unidades de ensino nas quais atuam. Essa interação permitiu que a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed), formada para coordenar a implementação da lei citada acima mapeie o que a rede já desenvolve sobre a temática em questão.
"Iniciamos o diálogo com os pedagogos da rede para garantirmos o estudo da História da África, a luta dos afro-descendentes no Brasil e a importância deles para a formação da cultura nacional, no âmbito social, econômico e político. Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira estarão presentes no currículo escolar, considerando também as especificidades do nosso município", destacou a secretária municipal de educação, Professora Wanessa Zavarese Sechim.

Reflexões sobre a Lei, bem como as normas e diretrizes nacionais que a acompanham foram debatidas; e houve compartilhamento do conjunto de ações a serem desenvolvidas a partir do encontro; discussão também sobre a utilização de materiais para que o conteúdo seja tratado em sala de aula, tais como sites de referência e acervo das bibliotecas escolares; dentre outros assuntos. “Reconhecendo a importância da legislação, a Semed se organiza para mapear, buscar apoio, formar e assessorar as escolas na implemantação desta legislação”, adiantou Renato Ferreira Nunes, da Secretaria de Educação.
“Foi um momento de troca de experiências e informações, mas também de sensibilização dos profissionais quanto à temática da cultura afro-brasileira. A receptividade deles foi ótima e é notável que estão dispostos a contribuir. Notamos ainda que estamos no caminho certo, pois muitas escolas da rede já desenvolvem ações com o tema proposto. Portanto, apesar de ainda estarmos mapeando as informações e estruturando o setor para organizar a implementação da Lei, a inserção do conteúdo já ocorre espontaneamente em diversas unidades de ensino de Vila Velha, e com projetos muito bons”, ressaltou Jaklane de Souza Almeida, mestre em Educação, professora de História da rede, e  que coordena a implementação da Lei 10.639/03 no município.

A Lei também inclui no calendário Escolar o dia 20 de novembro, como o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida por ser o dia  da morte do líder quilombola negro Zumbi dos Palmares, em 1695, e está dedicada à reflexão sobre a resistência À escravidão e luta contra o preconceito racial no Brasil.
Projeto Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira
Em agosto deste ano, o projeto desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Governador Christiano Dias Lopes Filho, em São Conrado, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Boas Práticas da EJA (Educação de Jovens e Adultos), realizado durante a I Jornada EJA do município.
A professora Solange de Oliveira destacou que a iniciativa também já alcançou reconhecimento em outras redes de ensino. “Trabalhamos com este mesmo projeto em escolas estaduais e particulares e há quatro anos já colhemos bons frutos no dia a dia escolar. Incentivamos, de forma interdisciplinar, o respeito às crenças e à diversidade”, pontuou.
fonte - Prefeitura de Vila Velha

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