segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Sábado foi dia de fazer o preventivo nas US de Vila Velha



Texto: Patricia Arruda / Foto: Zanete Dadalto

Exame preventivo do câncer do colo uterino na US da Barra do Jucu - Imagem: Zanete Dadalto
Centenas de mulheres de Vila Velha aproveitaram o sábado (27) para colocar a saúde em dia. Elas participaram da campanha “Outubro Rosa”, que tem como objetivo alertar a mulher para a detecção precoce do câncer de mama e o câncer de colo do útero, para procurar as Unidades de Saúde do município para fazer o preventivo e a solicitação de mamografia.
A auxiliar de professora, Maria Agnailda de Oliveira Brandão, 42, é moradora de Riviera da Barra. Ela procurou a unidade acompanhada da mãe, Maria Oliveira Brandão, 65, e destacou a importância da campanha. “Essa campanha é excelente, pois conscientiza as mulheres a fazerem o preventivo. Na correria do dia a dia poderíamos esquecer, mas, com tantas ações, é impossível deixar de lembrar”, disse.
 
Quem também aproveitou o sábado para ir até uma unidade foi a autônoma, Maria do Carmo Toninho Monte, 39. Ela revelou que há alguns anos precisou fazer tratamento após o resultado do exame. “Há três anos eu venho tratando de uma bactéria detectada no exame. Isso aconteceu porque fiquei cinco anos sem fazer o preventivo. Ou seja, serve de alerta para que as mulheres não deixem de cuidar da sua saúde. Quanto antes for detectado o problema, maiores são as chances de cura”, alertou.
 
A campanha “Outubro Rosa” foi realizada durante todo mês, com a abertura das unidades aos sábados para a realização do preventivo e de outros serviços como aferição de pressão, glicemia capilar, solicitação de mamografia, avaliação nutricional, entre outros. Em algumas unidades também foram promovidas palestras educativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário