sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Cooperativas agrícolas e alimentação saudável para aldeias indígenas



26/10/2012 - 13h43min

Incaper
Indígenas da aldeia de Caieiras Velha 
Os indígenas das aldeias de Aracruz participaram, entre os dias 22 e 25 de outubro, de palestras e debates em comemoração à Semana Mundial de Alimentação. As comunidades das aldeias Tupiniquim de Comboios, Irajá, Caieiras Velha e Pau Brasil, e da aldeia Guarani de Boa Esperança foram incentivados a produzir alimentos nas próprias aldeias.

De acordo com a coordenadora do Projeto Tecsocial, Pierângeli Aoki, uma das palestrantes do evento, o objetivo foi incentivar a organização de grupos para produção de alimentos saudáveis. “Estimulamos o trabalho coletivo para produção de alimentos nas aldeias para garantir a segurança alimentar e melhorar a qualidade de vida dessa população”, afirmou.

Outro aspecto abordado nas palestras, que também tiveram participação do bolsista do Projeto Tecsocial, Marcio Henrique Américo, foram os diversos canais de comercialização da agricultura familiar a que os indígenas podem ter acesso. “Se houver produção excedente, pode ser feita a comercialização para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para as feiras livres”, indicou Pierângeli.



Índios Tupinikim e Guarani recebem palestra sobre comercialização de alimentos.


Para a nutricionista e integrante da equipe multidisciplinar da Saúde Indígena, Lilian Sad, o convite feito ao Incaper ocorreu porque a Semana Mundial de Alimentação deste ano trata do cooperativismo e associativismo para a produção de alimentos. “A agricultura precisa ser incentivada nas comunidades indígenas, pois é possível ter hábitos alimentares mais saudáveis a partir do plantio de alimentos no próprio quintal de casa”, falou Lilian. 

Ela também disse que a palestra do Incaper esclareceu as dúvidas das comunidades indígenas. “A partir das informações apresentadas pelo Incaper, os índios já sabem que a produção de alimentos pode ser destinada a canais de comercialização, o que proporciona renda para as famílias. Acredito que a atividade terá bons resultados para as comunidades indígenas”, disse Lilian.

As palestras foram uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Elas fazem parte das atividades da Semana Mundial de Alimentação nas comunidades indígenas, uma iniciativa da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), e foram realizadas na semana posterior ao Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, pois na ocasião estavam sendo feitas atividades em âmbito estadual. 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper 

Nenhum comentário:

Postar um comentário