quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Bromeliário recebe 130 alunos nesta quinta e sexta-feira, na Serra


Um dos maiores do Estado, local possui cerca de 910 espécies
Coordenadoria de Comunicação com a colaboração de Celio David
O Centro de Estudo, Pesquisa e Conservação de Bromeliaceae (Ceps) do município da Serra, localizado no Parque da Cidade, recebe nesta semana mais dois grupos de crianças.
DivulgaçãoNas aulas, os alunos vão poder conhecer a admirar a beleza das bromélias
A primeira visita acontece nesta quinta-feira (25), quando o 70 participantes do Projeto Jovens Urbanos de Jacaraípe vão conhecer o Bromeliário em dois horários, às 9 e às 15 horas. Na sexta-feira (26) é a vez de 60 crianças, com idades entre 8 e 14 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elzira Vivacqua, de Vitória, apreciarem as belezas do local.
O Centro é aberto para visitas de escolas e grupos organizados. A monitoração conta com o coordenador do projeto, o professor e biólogo Nabigi Neto, e um estagiário. Professores, diretores de escolas ou responsáveis por grupos organizados interessados em participar desta aula de ciências ao ar livre podem agendar as visitas, que são gratuitas, pelo telefone 3338-7302.
O Ceps – É um projeto da Prefeitura da Serra, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu). O Ceps é composto por dois núcleos. O Núcleo 01 fica no Parque da Cidade. Já o Núcleo 02 está localizado no sítio Morro do Céu, em Itaiobaia, na zona rural do município.
Habitat de biodiversidade - Encontrada desde a restinga até as montanhas, a bromélia tem grande importância em termos ecológicos, além de apresentar exuberante beleza. “Essas plantas têm tanques que são reservatórios de água. Muitos animais usam esse local como habitat ou como um bebedouro. Pássaros são comuns nesses ambientes”, explica Nagibi Neto.
Algumas bromélias vivem em árvores e até em pedras. Outras chegam a acumular 20 litros de água, sendo uma garantia de vida para outras espécies. Segundo o biólogo, poucas são as plantas que possuem essa capacidade: a de fornecer nutriente para si e para outras espécies.
fonte - Prefeitura da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário