sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Semsa, Vila Velha, realiza conversa aberta com militantes do grupo LGBT



Texto: Patricia Arruda / Foto: Arquivo

Saúde debate medidas de prevenção e promoção à saúde com grupo GLBT  - Imagem: Patrícia Arruda
A Secretaria de Saúde de Vila Velha (Semsa), por meio da Coordenação do DST/AIDS, realizou nesta quarta-feira (24) uma conversa aberta com militantes do grupo LGBT. No encontro, realizado no auditório da Semsa, foram abordadas as medidas de prevenção e promoção à saúde promovidas pelo município e aberta a discussão para que o segmento indique ações para serem incluídas na Programãção de Ações e Metas (PAM) municipal.
Na ocasião, a Secretária da pasta Joanna De Jaegher ressaltou a necessidade da aproximação do grupo com a Secretaria. “Este é um momento muito esperado por todos. O segmento precisa estar contemplado de forma integral nas nossas ações e este diálogo é fundamental para que a gestão possa organizar processos de trabalhos eficazes, oportunizando o acesso à saúde para todos os nossos munícipes”, disse.
A coordenadora do programa DST/AIDS da Semsa, Creuzilene Alcântara, destacou os avanços do programa no município. “Estamos avançando muito na prevenção, com a distribuição de preservativos em todas as unidades da rede. Além disso, temos dois consultórios móveis DTS/AIDS, que circulam por pontos estratégicos da cidade. Desde fevereiro, já realizamos 45 ações pelos bairros, com a distribuição de camisinhas e a realização de testagem rápida DST/Aids (hepatite B e C, Sífilis, HIV)”, revelou.

Para o coordenador do Forum LGBT de Vila Velha, Van Brasil, o encontro foi um grande passo para a implementação de ações em prol do segmento. “Fico muito feliz em ver que o poder público municipal, por meio da Semsa, está abrindo as portas para a afirmação da cidadania da população GLBT da nossa cidade. Já estamos correndo atrás de informações para que possamos apresentar as ações que precisam ser contempladas no PAM”, adiantou.

Saiba mais sobre a  Programação de Ações e Metas (PAM):
Em dezembro de 2002, por meio da Portaria Ministerial nº 2.313, foi instituído o Incentivo aos Estados, DF e Municípios, que tem como objetivo a formulação e implementação de alternativas de sustentabilidade da Política Nacional de DST e Aids. Tal mecanismo permite a pactuação de planos e metas entre os gestores do SUS (federal, estadual e municipal), respeitando os diferentes graus de autonomia, capacidade de execução e das responsabilidades nos níveis de governo.
Para isso, foram instituídos um instrumento de planejamento de programação anual - Programação de Ações e Metas (PAM) e um sistema de monitoramento, que acompanha o alcance das metas propostas, a execução financeira dos planos, o cumprimento das pactuações para aquisição de medicamentos e preservativos e a evolução de indicadores relacionados às ações de controle do HIV/Aids e DST. Atualmente, estão qualificados para recebimento desse Incentivo as Secretarias de Saúde dos 26 estados, DF e de 456 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário