sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Seminário discute os cuidados com o patrimônio cultural em Itapina, Colatina


 
Neste sábado (27), Itapina irá receber o Seminário de Educação Patrimonial – Patrimônio Cultural e Riscos, que é oferecido pelo Instituto Brasileiro de Museus, pela Secretaria de Estado da Cultura e o Instituto de Ação Social e Cultural. O evento será realizado no Sítio Histórico de Itapina, na EMEF Maria Ortiz, no horário de 8 às 17 horas.
 
O seminário tem como objetivo, mostrar que cada patrimônio histórico está sujeito a diversos riscos, que podem ser evitados através da construção de planos e ações que busquem a conscientização de todos. Daí a importância de se discutir estas ações com a população, para que todos executem ações que visem à proteção do patrimônio.
 
Entre as palestras apresentadas, está “Patrimônio Arquitetônico e Riscos”, que vai ser ministrada pela arquiteta urbanista Viviane Pimentel. Em seguida, o engenheiro agrônomo e biólogo do Instituto Terra, Jaeder Lopes Viera, apresenta o assunto “Patrimônio Natural e Riscos”. O filósofo Fernando Pessoa vai abordar o tema “Patrimônio Imaterial e Riscos”. A última palestra será sobre “Patrimônio Museológico e Riscos”, apresentada pela museóloga Ágnes Scolforo. O encerramento do evento fica por conta de uma apresentação de um violeiro local.
 
O patrimônio arquitetônico e urbanístico de Itapina é resultante dos tempos áureos do café na região e apresenta casario datado, em sua maioria, da primeira metade do século XX. Embora a maioria dos imóveis apresente um estado regular de conservação, o seminário vai ampliar ainda mais o conhecimento acerca do patrimônio cultural e levar a uma maior valorização da memória local.
 
Texto: Felipe Storino
Foto: PMC/Laércio Signorelli
_______
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051
DSC_0078.JPGDSC_0078.JPG
195K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário