terça-feira, 30 de outubro de 2012

Defesa Civil dá dicas de como agir em caso de enchente - ANCHIETA


 
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Colatina, preocupada, com uma possível cheia do Rio Doce, que costuma acontecer nos últimos meses do ano, mapeou e está divulgando alguns cuidados que as pessoas que moram na beira dos rios devem ter.
 
De acordo com Valmir Gonzaga, chefe da Defesa Civil no município, foram mapeados 14 áreas de risco, sendo que grande parte dessas regiões estão localizadas próximo ao rio. Ele destaca que aos poucos as famílias estão sendo remanejadas para programas de assistência habitacional, e que por enquanto, a equipe da civil faz abordagens nas casas dando orientações práticas para ajudar no momento de emergência.
 
Para se prevenir, é importante se informar sobre possíveis abrigos em locais altos e secos, colocar móveis e utensílios em lugares altos, desligar os aparelhos elétricos e fechar bem as portas e janelas. Caso comece uma enchente, é importante que a pessoa pense antes de tudo em se proteger, utilizando calçados e botas.
 
Além disso, se a Defesa Civil interditou a casa, as pessoas devem procurar algum abrigo, pensando sempre em proteger a própria vida e dos familiares. Caso seja extremamente necessário pegar algo dentro de casa, é importante pedir ajuda ao Corpo de Bombeiros ou à Defesa Civil. Também deve-se evitar contato com águas de enchente, pois elas podem estar contaminadas e provocar doenças e acidentes.
 
Caso necessite da ajuda da Defesa Civil, o telefone em Colatina é 3723-4773 ou 9883-0305, que é o número do plantão. Em caso de emergência, pode-se ligar também para o Corpo de Bombeiros no número 193.
 
Texto: Felipe Storino
Foto: PMC/Secom
______
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051
Rio Doce (2).JPGRio Doce (2).JPG
425K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário