quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Caranguejo-Uçá entra no defeso


Espécie é a mais consumida no Estado
Simone Delevedove
Começou nesta segunda-feira (1º) e vai até o dia 30 de novembro o período do defeso do Caranguejo-Uçá. No período serão proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, o armazenamento e a comercialização do crustáceo. O Caranguejo-Uçá é a espécie mais consumida pelo capixaba.
DivulgaçãoA Semma percorrerá os mangues para proteger a espécie
A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura da Serra, por meio das equipes de Educação Ambiental e de Fiscalização, percorrerá o município para proteger o caranguejo com orientação e fiscalização. Serão fiscalizados os comércios, mangues, feiras e restaurantes.
O primeiro período de defeso do caranguejo ocorre entre janeiro e abril, em uma semana de cada mês. Esse período é conhecido como “andada” do caranguejo. Na “andada” machos e fêmeas saem de suas tocas e percorrem o manguezal para o acasalamento.
O segundo momento do defeso do caranguejo é mais longo. Ele ocorre de 1º de outubro a 30 de novembro, conforme Portaria nº052/2006, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Nesse período o caranguejo está em fase de crescimento e troca da carapaça.
De acordo com o Coordenador da Fiscalização de Meio Ambiente, Wellington Miranda, “o caranguejo só pode comercializado se for declarado como estoque na nota fiscal, caso contrário o comerciante será multado em no mínimo R$ 1 mil e a mercadoria será recolhida”, disse.
Além disso, o pescador que for flagrado com caranguejo sem nota fiscal, corre o risco de perder a carteira de Pescador Profissional, emitida pelo IBAMA. O próprio órgão é quem retira a carteira do pescador, além da aplicação de multa contra o infrator.
O esforço de proteção do caranguejo vai além da questão ambiental. A preservação da espécie é importante para a manutenção de grande parte da cultura capixaba e fundamental para garantir o sustento das famílias que vivem exclusivamente da captura e da comercialização desse crustáceo.
fonte- Prefeitura da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário