sábado, 27 de outubro de 2012

Escola Família Agrícola integra ações do Projeto Ecoar




Os jardins da Escola Família Agrícola foram remodelados dentro do projeto Florescer Renovador

A Escola Família Agrícola (EFA) é a representante de Cachoeiro de Itapemirim no Ecoar, projeto estadual de educação ambiental. Na última quinta-feira (25), foi realizado em Vargem Alta o seminário para apresentação dos projetos desenvolvidos nos municípios da Ecoárea Itabira Forno-Grande, onde os alunos das escolas participantes apresentaram os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.
O Ecoar e é coordenado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A Escola Família Agrícola desenvolveu ao longo deste ano os projetos Florescer Renovador, de jardinagem; e Cores da Terra, pintura ecológica. Os trabalhos são desenvolvidos com a apoio das secretaria municipais de Agricultura e Abastecimento (Semag) e de Meio Ambiente (Semma).
Os alunos da escola desenvolveram uma tinta sustentável, produzida com cola e diferentes tons de terra, que foram utilizadas na pintura do dormitório e refeitório e em artesanatos com caixas de MDF, mostrando que as tintas podem ser utilizadas também como complemento da renda dos alunos. Os jardins da escola foram cuidados dentro do projeto Florescer Renovador.
Professores, alunos e servidores das secretarias passaram por capacitações antes dos projetos serem desenvolvidos. Agora, com o projeto finalizado, os alunos tem a responsabilidade de dar continuidade ao projeto na comunidade através da aplicação das técnicas de jardinagem e pintura.
“O Ecoar é de suma importância para os municípios envolvidos direta e indiretamente, pois leva em consideração as ações públicas de meio ambiente. As ações do projeto vão contribuir diretamente nas questões ambientais da região”, ressaltou o vice-prefeito Braz Barros, que participou do seminário.
O projeto Ecoar começou em Cachoeiro de Itapemirim em abril deste ano, com a assinatura do termo de compromisso entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), e as prefeituras.
Além de Cachoeiro, participam Mimoso do Sul, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Atílio Vivacqua, Muqui, Alegre, Guaçuí, Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Jerônimo Monteiro, São José do Calçado, Iúna, Irupi, Ibitirama, Ibatiba, Muniz Freire, Castelo, Vargem Alta, Iconha e Rio Novo do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário