quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Agricultores de Ecoporanga participam de curso de manejo em olericultura



25/10/2012 - 11h39min

Incaper

Com o objetivo de indicar a condução das hortas dentro de um enfoque sustentável, de acordo com o que é proposto pelo projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realizou, na ultima sexta-feira (19), em Ecoporanga, o Curso de Manejo em Olericultura Agroecológica e Controle Integrado de Pragas e Doenças.

Ao todo, 24 beneficiários do projeto Pais participara do evento que puderam aprender como minimizar o impacto ambiental de forma mais voltada à segurança alimentar do pequeno agricultor familiar, sem o uso de insumos químicos e com uso de boas práticas agrícolas.

Durante o curso foram demonstradas as maneiras de se conduzir agroecologicamente sustentável as hortas do projeto bem como toda a parte de controle de suas pragas e doenças, usando como referência, sempre, a transferência de tecnologia das pesquisas de sucesso na área do Incaper. A palestra foi realizada pelo extensionista do Incaper de Boa Esperança, Lozenil Rodrigues.

No término do evento, os beneficiários do Pais receberam uma bomba “SAPO”, que trabalha mergulhada dentro da água, finalizando a entrega dos materiais para implantação do sistema, doados pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh), em convênio com o Incaper, completando o plano de ação 12.21 e o plano de metas 12 do convênio 2008/2009 do MDA, reforçando as práticas de ATER no território da cidadania.

“Esperamos que com esse apoio que vem sendo dado ao agricultor familiar, por parte do MDA e com a assistência dos técnicos do Incaper, os produtores obtenham em suas mesas a segurança alimentar necessária, e ainda reverter o excedente dessa produção em fonte de renda como forma de recompor os ganhos de toda a família” aponta o extensionista de Ecoporanga Alexandre Luiz Honório Andrade.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Eduardo Brinco
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário